Não furou fila

Faustão estava em 13º lugar na fila de transplante de rim; entenda a regra

Apresentador se internou no Hospital Israelita Albert Einstein no último domingo (25) para o procedimento


faustao
Faustao
Por Redação NT

Publicado em 28/02/2024 às 09:37,
atualizado em 28/02/2024 às 09:43

Faustão precisou ser internado no último domingo (25), em razão da piora de sua condição renal. Na segunda-feira (26), ele passou por um transplante de rim no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. A rapidez com que o procedimento foi feito levantou dúvidas nas redes sociais, se o apresentador teria burlado a ordem de espera pelo órgão. A Central de Transplantes do Estado de São Paulo negou e explicou as regras.

"Fausto Silva foi inserido na fila para transplantes no dia 6 de fevereiro e, seguindo resoluções estaduais, foi submetido ao transplante de rim na última segunda-feira, dia 26, cumprindo os critérios de priorização", disse a Central de Transplantes do Estado de São Paulo ao jornal Extra.

Faustão é internado e pode passar por novo transplante em SP 

Faustão fala pela primeira vez após transplante de rim 

O apresentador encontrava-se como o 13° paciente na lista para o transplante. São vários os critérios para a prioridade de pacientes, de acordo com a secretaria de saúde. Entre eles, a "impossibilidade total de acesso para diálise, pós-transplante de outro órgão e pós-doação renal".  Faustão tinha 73 anos e sua situação de saúde precisou de um segundo transplante no período de 6 meses.

Já os critérios de classificação de receptores potenciais para fins de transplante de rim são: "compatibilidade HLA (genética), compatibilidade ABO (sanguínea), priorização e idade do doador".

O que aconteceu com Faustão?

O apresentador Faustão foi submetido a um transplante de rim após uma complicação de sua doença renal crônica. Ele sofria de uma perda progressiva da capacidade de filtrar o sangue pelos órgãos. O artista que apresentou o Domingão do Faustão entre 1989 e 2021 na Globo, realizava diálises periodicamente, um procedimento que substitui a função renal de eliminar as toxinas e o excesso de água do sangue.

Faustão estava em 13º lugar na fila de transplante de rim; entenda a regra

A internação de Fausto Silva no Albert Einstein foi antecipada pela rádio Alpha na última segunda-feira (26) e confirmada pelo NaTelinha com fontes. Somente no dia seguinte o Hospital oficializou a internação do apresentador para o segundo transplante.

"O paciente Fausto Silva deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein no dia 25 de fevereiro para preparação para um transplante de rim, em função do agravamento de uma doença renal crônica, após o Einstein ter sido acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo e realizado a avaliação sobre a compatibilidade do órgão doado. A cirurgia aconteceu, sem intercorrências, na manhã de ontem (26). O paciente seguirá em observação para acompanhamento da adaptação do órgão e controle clínico."

Boletim do Hospital Albert Einstein

O apresentador recebeu alta da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e foi transferido para um quarto um dia depois de realizar um transplante de rim. Nesta terça-feira (26), ele concedeu uma entrevista ao jornalista Lauro Jardim, de O Globo, e contou como está sua recuperação após a cirurgia. Ele agradeceu o apoio dos fãs e disse que está confiante em sua melhora.

"Mais uma semana e estou em casa, liberado. Para quem fez um transplante do coração, o de rim é mais tranquilo."

Faustão

Segundo transplante de Faustão em 6 meses

O apresentador Fausto Silva realizou um transplante cardíaco em agosto de 2023, conforme boletim médico divulgado pelo Hospital Albert Einstein. A cirurgia durou aproximadamente 2h30. Logo após o procedimento, Faustão chorou ao gravar um vídeo em agradecimento à família do doador do seu novo coração.

Ele informou sobre o homem, chamado Fábio, de 35 anos, que morreu de causas naturais. O famoso, que permanece no Hospital Albert Einstein, em São Paulo (SP), também relatou sobre sua saúde e afirmou estar se sentindo “muito bem” depois da cirurgia feita.

“Quero agradecer às manifestações de milhares de pessoas que rezaram, fizeram mandingas, torceram pela minha recuperação. Estou com a voz ainda assim porque fui entubado, mas estou me recuperando. Já estou andando no terceiro dia depois que fui operado”, iniciou Faustão.

"É de uma generosidade que me emociona, me motiva. A única coisa que eu prometo é honrar a memória do seu filho fazendo só coisas. Esse recado é especificamente para a galera da baixada, jamais esquecerei de vocês. Um dia, vou agradecer pessoalmente. Deus lhe pague por tudo que vocês proporcionaram para mim. Estou eternamente grato."

Faustão

Faustão estava em 13º lugar na fila de transplante de rim; entenda a regra

O artista está fora da TV desde junho de 2023, quando decidiu encerrar o Faustão na Band, que ficou no ar por um ano e meio.

“A Band reforça os laços de amizade, reconhecimento e gratidão ao apresentador Fausto Silva pelo seu trabalho grandioso e de qualidade que mudou a história do horário nobre da emissora. Consolidou com o público um programa voltado inteiramente para a família brasileira”, disse a emissora em nota.

Saiba mais sobre Faustão

A carreira de Faustão

Faustão iniciou sua carreira como locutor de rádio em 1964, em Campinas, interior de São Paulo, onde residia na época. Em seguida, atuou como repórter esportivo na Rádio Excelsior, na Record e apresentou um noticiário na rádio.

Sua trajetória profissional mudou quando assumiu seu próprio programa de auditório, Perdidos da Noite, em 1984, primeiro na TV Record, depois, na Bandeirantes.

Se destacando no ar com seu jeito humor escrachado e irônico, Fausto Silva foi contratado por Boni, tornou-se Faustão e estreou na Globo em 1989 para competir com Silvio Santos no SBT, a audiência dominical. O apresentador liderou o Domingão do Faustão por mais de 30 anos, até junho de 2021.

Assista à chamada de estreia do Domingão do Faustão na Globo:

Imagem da thumbnail do vídeo

Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado