Saúde

Faustão faz transplante de rim e passa bem, diz boletim médico

Apresentador foi internado para fazer a cirurgia


Apresentador Faustão
Faustão passa bem após cirurgia - Foto: Reprodução
Por Naian Lucas

Publicado em 27/02/2024 às 14:44,
atualizado em 27/02/2024 às 15:53

Faustão, 73 anos, foi submetido a um transplante de rim na última segunda-feira (26) e encontra-se em bom estado de saúde, conforme divulgado pela equipe médica do apresentador em boletim na tarde de hoje (27).

"O paciente Fausto Silva deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein no dia 25 de fevereiro para preparação para um transplante de rim, em função do agravamento de uma doença renal crônica, após o Einstein ter sido acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo e realizado a avaliação sobre a compatibilidade do órgão doado. A cirurgia aconteceu, sem intercorrências, na manhã de ontem (26). O paciente seguirá em observação para acompanhamento da adaptação do órgão e controle clínico", diz a nota dos médicos.

O apresentador foi internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, no domingo (25) para realizar o procedimento. Faustão enfrentava problemas renais graves, o que motivou a necessidade do transplante.

+ Faustão internado: Novo transplante é arriscado, diz médico

+ Filho de Faustão fala da recuperação do pai após transplante do coração

Faustão já havia passado por um transplante de coração em agosto do ano anterior e desde então vinha realizando sessões de diálise. O procedimento é realizado para remover o excesso de líquido do corpo, já que seu sistema renal estava prejudicado diante dos problemas de coração que o levarão para o hospital no ano passado.

Nos últimos dias, os problemas renais do apresentador se agravaram, levando-o a entrar na fila de transplante. Devido à sua condição, considerada gravíssima, e por já ter passado por um transplante anterior, ele recebeu prioridade.

Faustão quer aumentar número de doadores de órgãos

Faustão faz transplante de rim e passa bem, diz boletim médico

Em setembro do ano passado, quando recebeu alta hospitalar, Faustão deixou uma mensagem para os seguidores e avisou que gostaria de transformar o Brasil em um país campeão quando o assunto é doação de órgãos.

"Estou em casa, agora iniciando uma nova fase. Mas antes, de novo: agradecimento eterno a cada um de vocês que rezaram, fizeram mensagens de solidariedade e apoio. Tudo isso me ajudou muito nessa luta pela vida", disse ele.

Na época, Faustão avisou que ficaria alguns meses fazendo fisioterapia e se recuperando em casa. "É impressionante como você pode esperar o tempo que for... A missão agora é conscientizar cada uma a colaborar, para que todo mundo transforme o Brasil em campeão de doadores", destacou.

"E que as autoridades espalhem centros [de doação de órgãos] pelo país, para não ficar um cara do Norte ou Nordeste, ter que vir para o Sudeste [em busca de um órgão]. Eterna gratidão a todos vocês e vamos à luta", concluiu o famoso.

Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado