Fuga para a paz

Maior popstar do Afeganistão foge do país após Talibã tomar o poder

Aryana Sayeed, jurada do The Voice afegão, compartilhou imagens saindo do país


Aryana Sayeed posada com lenço na cabeça; Aryana Sayeed no chão, fazendo sinal com as mãos, fugindo do país
Maior popstar do Afeganistão foge do país após Talibã tomar o poder - Foto: Reprodução

Aryana Sayeed, uma das figuras artísticas mais conhecidas do Afeganistão, fugiu do país após o Talibã (movimento fundamentalista islâmico nacionalista extremo) tomar o poder do país. A estrela usou as redes sociais para compartilhar imagens de sua fuga. Em algumas fotos, a artista aparece dentro de um avião militar americano saindo de Cabul, capital do Afeganistão, indo para Doha, cidade do Catar.

Conhecida como a Kardashian Afegã, Aryana é técnica da versão local do The Voice. Ela já havia dado declarações afirmando temer a vida das mulheres de seu país natal após o Talibã tomar o poder, já que o grupo defende a imposição de uma Lei islâmica rígida.

Desde que o movimento voltou à ativa, nesta semana, uma série de medidas foram feitas pela organização, como o apagamento de imagens de mulheres nos muros da cidade e a obrigatoriedade a volta do uso de véu por mulheres. Poucas horas depois da tomada do Taliba, repórteres e correspondentes mulheres que trabalham no país foram obrigadas a usar véu para cobrir todo o corpo, só deixando o rosto à mostra.

Durante as transmissões dos canais sobre os últimos acontecimentos no país, as jornalistas já apareciam com o traje típico das mulheres muçulmanas. Clarissa Ward, correspondente da CNN no Afeganistão, que faz entradas ao vivo para o canal a todo momento, mudou sua roupa.

Se antes a jornalista usava um figurino mais casual, agora ela é vista no vídeo com uma roupa toda preta, cobrido do pescoço aos pés, além do lenço na cabelo, para os fios não serem mostrados.

Diretora se desespera com Talibã no Afeganistão

Sahraa Karimi, cinesta do Afeganistão, também se desesperou com a tomada do Talibã no país. Em vídeo postado horas minutos depois do ocorrido nas redes sociais, a diretora mostrou soldados do Talibã em ruas de Cabul, capital do Afeganistão.

TAGS:
Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado