Opinião

Globo erra ao empurrar reprise de A Viagem para o Canal Viva

Trama completa 30 anos e ganha reapresentação comemorativa, mas na TV a cabo


Christiane Torloni e Guilherme Fontes em A Viagem
Diná (Christiane Torloni) e Alexandre (Guilherme Fontes): muito lembrados, personagens de A Viagem não aparecem na TV aberta há 18 anos - Foto: Divulgação/Globo
Por Walter Felix

Publicado em 26/03/2024 às 13:05,
atualizado em 29/03/2024 às 15:50

Em comemoração aos 30 anos de exibição de A Viagem, a novela de 1994 ganhará uma reprise no Canal Viva a partir de 22 de abril. Será a terceira reprise da trama no canal a cabo, enquanto o público da TV aberta não vê o clássico de Ivani Ribeiro (1922-1995) há 18 anos.

A decisão de “empurrar” a reprise comemorativa da novela para a TV a cabo pode ser vista como um erro estratégico da Globo. Outro sucesso da mesma autora, Mulheres de Areia (1993) completou 30 anos em 2023 e, pela ocasião, entrou em cartaz na faixa Edição Especial na emissora, à tarde.

+ Edvana Carvalho, a Inácia de Renascer, defende: "Precisamos falar de tolerância"

A Viagem foi vista pelo público do Canal Viva há pouquíssimo tempo – sua última apresentação ali foi há três anos. A trama espírita foi reprisada entre 2020 e 2021. Além disso, já havia sido exibida na programação entre 2014 e 2015.

Já a audiência da Globo não vê a história de Alexandre (Guilherme Fontes) desde 2006, quando passou no Vale a Pena Ver de Novo. A faixa de reprises já havia transmitido a novela, em 1997. Ou seja, mesmo bastante cultuada pelos fãs, a atração está fora do ar na TV aberta há quase duas décadas.

+ Max anuncia fim das gravações da novela Beleza Fatal

Soma-se a isso o fato de o público do Canal Viva ser bem mais limitado que o da Globo. A novela também está na íntegra no Globoplay, mas igualmente para uma audiência várias vezes inferior àquela que assiste à televisão.

Decisão recente da Globo derrubou suposto veto às novelas espíritas

Globo erra ao empurrar reprise de A Viagem para o Canal Viva

A reprise de A Viagem na Globo esbarrava no suposto veto a novelas com temática espírita na programação. A medida, apontada pela imprensa, viria da direção da emissora na intenção de agradar o público evangélico, que rejeitaria essas histórias. Uma decisão recente joga a hipótese por terra.

O próximo cartaz do Vale a Pena Ver de Novo será Alma Gêmea (2005), grande sucesso das 18h e que tem a reencarnação como fio condutor. As novelas têm estilos muito parecidos, mas ambos os folhetins partem da doutrina kardecista de vida após a morte.

O conflito de temas pode ser apontado como um dos motivos para A Viagem não ter entrado em Edição Especial, que hoje mostra Cheias Charme (2012). Contudo, Mulheres de Areia dividiu a programação com Paraíso Tropical (2007), também centrada em gêmeas idênticas e rivais.

+ Cheias de Charme é aula de como se fazer uma novela das 7

A Viagem é uma das melhores novelas já feitas pela Globo e merecia uma nova exibição no canal, para o grande público. Não é à toa que, 30 anos depois, Alexandre ainda rende memes nas redes sociais e é tão lembrado quanto Ruth e Raquel (Gloria Pires) ou Tonho da Lua (Marcos Frota).

O personagem é um espírito obsessor que decide se vingar daqueles que julga serem responsáveis por sua morte. O entrecho divide atenções com a história de amor entre a irmã do falecido, Diná (Christiane Torloni), e o advogado que ajudou a colocá-lo na prisão, Otávio (Antonio Fagundes).

Assista à chamada da terceira reprise de A Viagem no Canal Viva

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado