Sem sucesso

Novela póstuma da autora de A Viagem virou dor de cabeça para a Globo

Quem é Você? saiu do papel há 27 anos, meses após a morte de Ivani Ribeiro


Elizabeth Savalla e Cássia Kis na novela Quem é Você?, de 1996
Elizabeth Savalla e Cássia Kis eram as protagonistas de Quem é Você?, novela que passou em brancas nuvens há 27 anos - Foto: Divulgação/Acervo Globo
Por Walter Felix

Publicado em 04/03/2023 às 10:59,
atualizado em 14/03/2024 às 13:21

A autora de novelas Ivani Ribeiro morreu em julho de 1995, meses após o fim de um de seus maiores sucessos na TV: a segunda versão de A Viagem, que a Globo exibiu entre abril e outubro de 1994. Na esteira daquele sucesso, a emissora tratou de investir em uma história inédita criada pela novelista, ainda que a trama já não pudesse ser desenvolvida por ela.

Quem é Você?, que completa 27 anos de estreia neste sábado, 4 de março, foi a aposta. As chamadas que divulgavam a trama frisavam, com uma pompa incomum mesmo para os escritores consagrados. Antes mesmo de ser anunciado o título da atração, um grande letreiro anunciava: “De Ivani Ribeiro”, em prestígio à autora morta no ano anterior.

A sinopse, na verdade, foi concebida em parceria com Solange Castro Neves, que havia sido colaboradora de Ivani no remake de A Viagem e também no de Mulheres de Areia (1993), outro marco nos anos 1990. Antes de ganharem a Globo, ambas as histórias foram apresentadas pela veterana nos anos 1970, originalmente exibidas na Tupi.

De acordo com o site Teledramaturgia, a sinopse de Quem é Você? começou a ser desenvolvida pela dupla em 1993, mas foi engavetada. A ideia, inicialmente intitulada Os Caminhos do Vento, só saiu do papel em 1995, quando a autora principal estava com a saúde debilitada. O projeto de repetir o sucesso de seus trabalhos, por fim, acabou saindo bem distante do esperado.

Depois da morte de Ivani, Solange Castro Neves se desentendeu com a direção da emissora e assinou apenas os 24 primeiros capítulos. Lauro César Muniz, então supervisor do texto, assumiu a trama. O troca-troca acabou refletido na repercussão da atração, que ficou aquém do esperado, bem distante dos últimos folhetins assinados por Ivani Ribeiro em vida.

A trama girava em torno da rivalidade entre duas irmãs: a frágil Maria Luíza (Elizabeth Savalla) e a malvada Beatriz (Cássia Kis), apaixonadas pelo mesmo homem, Afonso (Alexandre Borges). Segredos do passado e desejos de vingança davam o tom do triângulo amoroso. Sem sucesso, a novela passou em brancas nuvens e nunca foi reprisada.

Assista à abertura de Quem é Você?, exibida há 27 anos:

Imagem da thumbnail do vídeo

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado