Entrevista exclusiva

Edvana Carvalho, a Inácia de Renascer, defende: "Precisamos falar de tolerância"

Para atriz, novela presta serviço ao mostrar religiões de matriz africana em diálogo com evangélicos


Edvana Carvalho
"A Inácia me lembra mulheres da minha família", diz Edvana Carvalho, destaque no elenco de Renascer - Foto: Reprodução
Por Walter Felix

Publicado em 26/03/2024 às 04:44,
atualizado em 26/03/2024 às 11:19

Os momentos em que Inácia, personagem de Edvana Carvalho em Renascer, fala de ancestralidade e fé têm tido grande repercussão junto ao público da novela. Em cena recente da personagem com o Pastor Lívio (Breno da Matta), a trama da Globo não apenas abordou as religiões de matrizes africanas como também propôs o diálogo e o respeito à diversidade de crenças.

Em entrevista exclusiva ao NaTelinha, Edvana Carvalho celebra a oportunidade: “Nós somos artistas e temos que falar de coisas do nosso tempo. Precisamos falar de respeito, tolerância e amor pelo outro. É uma novela que abarca essa e muitas outras discussões do nosso tempo”.

+ Renascer: Mariana comete assassinato; saiba quem morre

Além da representatividade, as cenas entre Inácia e Lívio mostram uma conversa respeitosa entre duas religiões. O que nem sempre acontece fora da ficção, como apontam alguns comentários nas redes sociais. As reações que mais chegam à atriz, contudo, são de pessoas comovidas com a abordagem:

imagem-texto

“[A resposta do público] tem chegado de uma maneira linda, eu nem esperava que fosse tão grande. Estamos fazendo tudo com muito respeito, para que as pessoas entendam como funciona, como são as religiões de matriz africana. Para mim, é muito importante receber o retorno das pessoas.”

Edvana Carvalho

Na cena, Inácia relata que a mãe foi uma ialorixá de grande reputação. Pastor Lívio questiona se Iemanjá, do candomblé e da umbanda, equivale à Nossa Senhora dos Navegantes, do catolicismo, e ouve que cada santo é um. Ela também traz explicações sobre o culto aos orixás na época da escravidão, o que também foi assunto numa conversa com o Padre Santo (Chico Diaz).

+ Renascer: Eliana derrota Buba, pega a estrada e taca fogo em Ilhéus

Edvana pontua: “Tenho conseguido conversar, por meio de Inácia, com pessoas de diferentes religiões, que me dizem coisas lindas: que estão aprendendo e que, dessa forma, [as religiões] nunca foram mostradas na TV”.

Natural de Salvador, a atriz tem 55 anos e uma carreira de mais de três décadas no cinema e no teatro. Ela revela uma identificação com sua personagem: “A Inácia me lembra mulheres da minha família. Religião é isso, uma coisa que não dá para explicar. É um sentimento da sua fé”.

“Faço a personagem quase como uma homenagem a elas”, diz Edvana Carvalho sobre intérpretes de Inácia na primeira versão de Renascer

Edvana Carvalho, a Inácia de Renascer, defende: \"Precisamos falar de tolerância\"

Na primeira versão de Renascer – a novela é remake da trama de Benedito Ruy Barbosa exibida na Globo em 1993, adaptada agora pelo neto dele, Bruno Luperi –, Inácia foi interpretada por Solange Couto na primeira fase e por Chica Xavier (1932-2020) no restante da trama.

“Nunca tive a oportunidade de estar com elas, de dividir o mesmo palco ou a mesma cena, mas são mulheres que vieram à Terra e que conseguiram ser reconhecidas antes de mim. Já era muito fã das duas, então esse legado deixado por elas muito me orgulha. Faço a personagem quase como uma homenagem a elas.”

Edvana Carvalho

A Inácia de 2024 tem um diferencial: foi vivida pela mesma atriz nas duas fases. Para isso, Edvana precisou trabalhar o envelhecimento além da maquiagem, mas também na composição da personagem. “Tive que unir uma a outra. E, ao mesmo tempo, tem que ter diferença.”

Ela acredita que os rumos do papel serão os mesmos da trama original – Inácia seguirá como uma verdadeira guardiã de José Inocêncio (Marcos Palmeira) até a morte dele, no fim. Na época, a atriz conferiu a novela como telespectadora. “Adorei assistir em 1993, com 20 e poucos anos na época.”

“Renascer é uma novela linda, com um texto profundo e personagens verdadeiros, um elenco maravilhoso e todas as equipes na mesma consonância. Estou muito feliz fazendo e ainda prestando um serviço imenso à comunidade indígena e à comunidade preta do Brasil. Então, mais do que isso só dois disso (risos).”

Edvana Carvalho

Confira o resumo da semana de Renascer:

Imagem da thumbnail do vídeo

NaTelinha divulga todos os dias os resumos dos capítulos, detalhes dos personagens, entrevistas exclusivas com o elenco e spoilers da novela Renascer. Confira!

Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado