Quarta Parede

Além da Ilusão: Casal bizarro não impediu novela de fazer bonito na Globo

Trama que chega ao fim nesta sexta-feira (19) elevou o moral e a audiência da emissora, apesar de Davi (Rafael Vitti) e Isadora (Larissa Manoela) quase não passarem pelo crivo de 2022


Rafael Vitti e Larissa Manoela na novela Além da Ilusão, que termina nesta sexta-feira (19), na Globo
Em Além da Ilusão, Davi se apaixona por Isadora, idêntica à irmã que morreu, mas todo mundo comprou a história - Foto: Divulgação/Globo
Por Walter Felix

Publicado em 19/08/2022 às 14:15,
atualizado em 19/08/2022 às 15:35

Nem mesmo o romance bizarro entre Davi (Rafael Vitti) e Isadora (Larissa Manoela) impediu que Além da Ilusão fizesse bonito na Globo. A novela, que chega ao fim nesta sexta-feira (19), elevou o moral e a audiência da emissora, comprometidos na faixa das 18h com o fraco desempenho da antecessora, Nos Tempos do Imperador.

Desde o início, a sinopse de Além da Ilusão causou estranheza. Davi se apaixona por Elisa (também vivida por Larissa Manoela) quando Isadora (então interpretada por Sofia Budke, de 11 anos) ainda é criança. O envolvimento da filha com o ilusionista abala Matias (Antônio Calloni), que atira no rapaz, acaba matando a moça e enlouquece.

O tempo passou, Isadora cresceu e surgiu, na segunda fase, à imagem e semelhança da irmã morta. Davi então se encanta pela moça, dando início a um romance duplamente problemático: ele já havia conhecido e desenvolvido um afeto pela ex-cunhada quando ela era criança; e a novela não hesitou em mostrar que o mocinho projetou na jovem o amor interrompido tragicamente no passado.

Casais tão estranhos como esse já apareceram aos montes na teledramaturgia. Dá para lembrar de histórias ainda mais pitorescas, para dizer o mínimo, como a de Estrela-Guia (2001), em que Tony (Guilherme Fontes) se apaixona pela afilhada Cristal (Sandy), de apenas 18 anos, após batizar a filha do casal de amigos décadas antes.

Mais de 20 anos nos separam de Estrela-Guia, várias discussões evoluíram, e Além da Ilusão vai ao ar em uma época em que o público assiste a tudo com mais critério. Só que as novelas continuam sendo novelas, e um ou outro deslize ou absurdo do roteiro acaba sendo relevado se todo o entorno compensar o telespectador e convencê-lo a fazer vista grossa.

Larissa Manoela e Rafael Vitti foram escolhas acertadas para encabeçar elenco

imagem-texto

Davi e Isadora tiveram vários fatores a seu favor. Além do bom texto de Alessandra Poggi – em seu melhor trabalho na TV até agora –, o casal contou as boas atuações de Larissa Manoela e Rafael Vitti. Carismáticos e talentosos, os atores já são seguros o bastante para sustentar protagonistas controversos. Tanto um quanto o outro, afinal, tiveram condutas fora da curva ao longo da história.

Apostar em nomes tão jovens para encabeçar o elenco poderia parecer uma arriscada aposta, mas acabou se tornando uma tática providencial, especialmente com uma parcela da audiência órfã de Malhação. A novela das seis foi impulsionada por um público jovem nas redes sociais, e os “shipps” dos casais dominaram os comentários por um bom tempo.

Caso a dupla principal não desse conta do recado, havia um elenco de peso para amparar. Os veteranos roubaram a cena, com destaque para Antônio Calloni (Matias), Malu Galli (Violeta) e Paloma Duarte (Heloísa), com atuações que os tornaram tão populares nas redes quanto os rostinhos mais novos do elenco.

Com uma média de 19 pontos na Grande São Paulo, dois a mais que Nos Tempos do Imperador – prejudicada também por problemas nos bastidores –, Além da Ilusão termina hoje com um final feliz. E não estranhe se uma possível filha de Davi e Isadora for batizada como Elisa, em homenagem à tia falecida que era a cara da mamãe e pegou o papai no passado. Do lado de cá da TV, ainda achariam fofo…


Além da Ilusão será substituída por Mar do Sertão, que estreia na próxima segunda-feira (22). A nova novela das seis é criada e escrita por Mário Teixeira e tem direção artística de Allan Fiterman. O elenco conta com Isadora CruzSérgio Guizé e Renato Góes nos papéis principais.

Confira a chamada de elenco de Mar do Sertão:

Imagem da thumbnail do vídeo

NaTelinha divulga todos os dias os resumos dos capítulos, detalhes dos personagens, entrevistas exclusivas com o elenco e spoiler das novelas em exibição. Confira!

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado