Moda dos anos 1940

Além da Ilusão: 5 itens do figurino de Larissa Manoela que não saíram de moda

Guarda-roupa de Isadora foca na mulher e o mercado de trabalho


Isadora com uma tesoura na mão em cena de Além da Ilusão
Isadora usa e abusa das boinas em Além da Ilusão - Reprodução/TV Globo
Por Taty Bruzzi

Publicado em 18/08/2022 às 04:17,
atualizado em 18/08/2022 às 09:06

A segunda-fase de Além da Ilusão se passa na década de 1940, período em que a mulher ingressava com força no mercado de trabalho, atuando nas indústrias e fábricas de tecidos, em decorrência da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). 

Como muitos homens se alistaram e foram servir seus países, coube às mulheres arregaçar as mangas e colocar a mãos na massa. E como o título de "bonequinha de luxo" já não lhes cabiam mais, em termos de figurino o jeito foi apostar na praticidade e no conforto.

Protagonista da segunda-fase da novela da Globo, que se despede na próxima sexta-feira (19), a personagem de Larissa Manoela é tão à frente do seu tempo que parece ter saído do século 21.

Como Isadora Tapajós era uma moça ligada à moda, o figurino da atriz foi todo pensado em uma mulher moderna e feminista, alguém que carregava consigo o desejo de escrever o seu nome no mercado fashionista.

No decorrer da trama, a herdeira da Tecelagem Tropical se dividia entre os cargos de gerente de vendas e modista. No decorrer da história, Dorinha chegou a vestir a primeira dama Darcy Vargas (Ana Carolina Rainha) e a lançar a calça-comprida feminina, um escândalo para a época.

Pensando nisso, destacamos 5 itens do figurino da mocinha da novela das seis que podem perfeitamente ser usados nos dias atuais, compondo looks que vão do clássico ao contemporâneo. Confira!

Boina francesa em Além da Ilusão

Além da Ilusão: 5 itens do figurino de Larissa Manoela que não saíram de moda

É o item que mais aparece no figurino da personagem de Além da Ilusão. Diferente dos modelos usados por Olívia (Débora Ozório), que apostava nos modelos de crochê, a boina usada pela filha de Violeta (Malu Galli) tem como referência os modelos franceses, que são mais sofisticados.

O estilo, uma referência às boinas usadas por soldados, dão charme e elegância ao look. Raramente, a mocinha interpretada por Larissa Manoela aparecia sem o acessório que, até hoje, é possível encontrar à venda em lojas de departamentos.

Óculos de sol

Além da Ilusão: 5 itens do figurino de Larissa Manoela que não saíram de moda

Logo no início da trama, Isadora viaja para o Rio de Janeiro com Úrsula (Bárbara Paz) e Arminda (Caroline Dallarosa). Para o look na cidade maravilhosa, a jovem surgia com um belíssimo óculos de sol com armação de tartaruga em tom marrom.

As lentes também puxam para essa tonalidade. um charme. O modelo escolhido para a personagem se parece muito com o usado pela atriz Gene Tierney no filme Amar Foi Minha Ruína (1945).

Vestido jardineira ou salopete

Além da Ilusão: 5 itens do figurino de Larissa Manoela que não saíram de moda

O modelo tem como referência os macacões usados por homens, operários . A parte de cima com alça cruzada atrás, imitando o suspensório. Embaixo, dando um toque mais feminino, a boa e velha saia midi. 

Nesse modelo escolhido por Isadora, a cor mostarda só vem fortalecer os tons quentes e terrosos, muitos presentes na moda feminina dos anos 1940, mantendo viva o militarismo da época. A boina vermelha se junta ao cinto de couro cru, e combina, ainda, com a bota marrom. 

Curiosidade: você deve ter notado que a Dorinha não abria mão da bota de cano curto com saltinho. A escolha do sapato tem um propósito. Como a atriz mede 1,55, e Rafael Vitti, seu par romântico na trama, 1,82, o calçado ajuda a amenizar a diferença de altura entre eles em cena.

Kimono

Além da Ilusão: 5 itens do figurino de Larissa Manoela que não saíram de moda

Nos anos 1940, a mulher casada só podia trabalhar com permissão do marido. Foi por isso que quando Joaquim (Danilo Mesquita) denunciou a modista, com raiva porque ela havia pedido a separação, a polícia fechou seu ateliê.

Em algumas cenas da protagonista de Além da Ilusão, tanto no ateliê quanto na fábrica de tecidos, ela aparecia com uma composição que mais lembra um kimono oriental. Adaptada nos últimos anos, a peça ganhou força na moda ocidental.

Hoje, é possível usá-la por cima de um body ou top. Compondo um look verão, com shortinho, biquíni e rasteirinhas, por exemplo. E até combinar com calça jeans ou cigarrete

Calça feminina

Além da Ilusão: 5 itens do figurino de Larissa Manoela que não saíram de moda

Um dos momentos mais interessantes na trajetória da Isadora, em Além da Ilusão, foi a fase rebelde da jovem na trama. Na ocasião, a mocinha sofreu uma forte decepção com Davi/Rafael, o homem que ama.

Sem querer saber também de Joaquim, a ruiva acabou se envolvendo com Nelsinho (Johnny Massaro), um bad boy que seduzia as mocinhas virgens com sua motocicleta envenenada.

Para essa fase, Dorinha ousou em criar a calça feminina. A peça é até hoje um grande acerto no mundo fashion devido a sua praticidade, tanto em relação aos movimentos como, também, aos looks que pode formar, e que vão desde do despojado ao clássico.

O NaTelinha divulga todos os dias os resumos dos capítulos, detalhes dos personagens, entrevistas exclusivas com o elenco e spoiler da novela Além da Ilusão. 

Logo Superviral
Se for SURPREENDENTE, é SUPER VIRAL.

Aqui você encontrará os assuntos mais interessantes do momento e conteúdos incríveis. Bichos, fatos históricos, lendas urbanas, viral e muito mais. No Super Viral, o inusitado acontece!

Confira
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado