Ficha Técnica & Sinopse
  • Emissora: Globo
  • Estreia: 09/08/2021
  • Gênero: Época
  • Classificação: 12 anos
  • Autor: Thereza Falcão e Alessandro Marson
  • Direção: Vinícius Coimbra

Nos Tempos do Imperador abriu a sequência de novelas 100% originais desde o início da pandemia da Covid-19. A trama estreou no dia 9 de agosto, na faixa das seis da Globo. A obra, escrita e criada por Alessandro Marson e Thereza Falcão,com Julio Fischer, Duba Elia, Wendell Bendelack e Lalo Homrich e tem direção artística de Vinícius Coimbra, direção geral de João Paulo Jabur e direção de Guto Arruda Botelho, Alexandre Macedo, Pablo Müller, Joana Antonaccio e Caio Campos.

Ambientada no Rio de Janeiro, a trama de época se desenvolve num Brasil que ainda busca sua identidade e acompanha momentos importantes da vida do Imperador Dom Pedro II (Selton Melo), da Imperatriz Teresa Cristina (Leticia Sabatella), de Luísa, a Condessa de Barral (Mariana Ximenes), além de Pilar (Gabriela Medvedovski) e Jorge/Samuel (Michel Gomes), ao longo dos anos. Através de histórias de amor, lutas e esperança, Nos Tempos do Imperador traz elementos históricos, mas que remetem imediatamente aos dias atuais.

As gravações começaram em março de 2020, mas devido à pandemia da Covid-19 precisaram ser interrompidas. Os trabalhos nunca pararam totalmente, mas as gravações retornaram apenas em novembro do ano passado. Além dos Estúdios Globo e externas no Rio de Janeiro, os municípios de Barra do Piraí e Rio de Flores foram locações para cenas importantes nas fazendas das famílias de Luísa, Tonico (Alexandre Nero) e Pilar, e foram gravadas antes da interrupção. Na Chapada Diamantina, na Bahia, foram realizadas, também antes da pausa, cenas que envolvem as expedições de Dom Pedro II e Teresa Cristina pelo Brasil.