Olhar TV

Além da Ilusão chega ao fim humanizando vilões e consagrando veteranos

Gravidez, redenção e bizarrices marcam o último capítulo da novela


Davi beija a barriga de Isadora em cena de Além da Ilusão
Casal de protagonista tem final feliz em Além da Ilusão - Reprodução/TV Globo
Por Taty Bruzzi

Publicado em 19/08/2022 às 04:23,
atualizado em 19/08/2022 às 08:59

Na noite desta sexta-feira (19), vai ao ar o último capítulo de Além da Ilusão. Escrita por Alessandra Poggi, a novela de época exibida no horário das 18 horas da Globo foi dividida em duas fases. 

A primeira fase tem início na cidade de Poços de Caldas, Minas Gerais, no ano de 1935. Com 18 anos recém completados, Elisa (Larissa Manoela) conhece Davi (Rafael Vitti) e se entrega a esse amor. 

Matias (Antonio Calloni) surta ao descobrir que a filha perdeu a virgindade com o mágico e tenta suborná-lo. Quando se dá conta de que não conseguirá separá-los, toma medida extrema e acaba atirando acidentalmente na jovem.

Além da Ilusão chega ao fim humanizando vilões e consagrando veteranos

A culpa, claro, recai sobre o rapaz, que passa dez anos preso até conseguir escapar. Entramos, então, na segunda fase do folhetim. Por ironia do destino, o fugitivo vai parar em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, na fazenda da família de Isadora (Larissa Manoela), irmã caçula de Elisa.

Por sorte, a menina era muito criança quando tudo aconteceu e, ainda, sofreu um bloqueio emocional, apagando da memória as feições da morta e do namorado dela. Já o pai da moça foi diagnosticado com demência precoce, e se divide entre momentos de pura lucidez e outros de fantasia.

Impressionado com a semelhança entre as duas, o ilusionista acaba se interessando pela princesinha do engenho e decide ficar. Enquanto tenta provar sua inocência, Davi se envolve com a outra filha do seu algoz sem que ela desconfie que seja o "suposto" assassino da irmã.

História com ares de tragédia grega

Além da Ilusão apostou em uma fórmula batida, porém certeira. Seja na bela Verona ou nas Minas Gerais, o amor proibido entre dois jovens de classes diferentes tem apelo popular.

Como nas tragédias gregas, esse sentimento foi causador da morte de uma das pessoas envolvidas, e da desgraça da outra. E para completar, uma terceira pessoa surge embaralhando ainda mais essa história.

Temos que reconhecer a ousadia da autora em dar continuidade a esse romance através da irmã da morta, anos depois. Se em um primeiro momento alguém pensou que Davi estaria transferindo o sentimento que sentia por Elisa para Dorinha, hoje não seria exagero afirmar que o affair com a falecida foi só um "lance".

Eu não sei vocês, mas confesso que cheguei a pensar que elas eram gêmeas, até entender a sinopse, de acordo com as primeiras chamadas, e me dar conta da passagem de tempo.

Tempo esse que só fez bem ao mágico, que rejuvenesceu apesar de passar dez anos em cárcere privado. Enquanto isso, a caçula dos Tapajós parece mais velha que a primogênita.

Além da Ilusão chega ao fim humanizando vilões e consagrando veteranos

Reflexo do perfil da protagonista que, ao contrário da irmã, não foi educada em função de um bom casamento. A personagem representa a emancipação feminina da década de 40, época em que as mulheres entram com força no mercado de trabalho, mais um acerto da autora.

Isso é possível observar no comportamento da moça que, apesar de ser herdeira de um engenho e de uma fábrica de tecidos, tem formação, vocação e ambição.

Comprometida com Joaquim (Danilo Mesquita) por conveniência, só entende o significado do amor quando conhece Davi. Entramos, então, em outro ingrediente que sempre dá liga, o triângulo amoroso.

Vilões carismáticos e veteranos dando show até o final

Além da Ilusão chega ao fim humanizando vilões e consagrando veteranos

A redenção de vilões não chega a ser uma novidade nos folhetins, e Além da Ilusão não foge à regra. Grande responsável, mesmo que involuntariamente, por essa tragédia, Matias conseguiu a proeza de conquistar a compaixão do telespectador, principalmente nesta reta final.

O personagem de Antonio Calloni começa a trama como um monstro. Machista, autoritário e poderoso, foi capaz de seduzir a cunhada quando jovem. Grávida, Heloísa (Paloma Duarte) teve a recém nascida tirada dos seus braços, e entregue para adoção pelo avô da criança.

Matias, por sua vez, sempre soube o paradeiro da filha bastarda, mas preferiu manter segredo enquanto tripudiava em cima do sofrimento da costureira, a quem repudiava por ter transado com um homem mais velho, marido da sua irmã, no caso, ele mesmo.

Anos depois, o juiz não suporta saber que Elisa, assim como a tia, perdeu a virgindade, e tira a vida da moça, mas desta vez sua ação tem consequências, uma vez que o homem enlouquece de tanto remorso.

Não importa todas as atrocidades cometidas por Matias, sua doença mental o tornou humano diante dos nossos olhos, algo que parecia impossível até então, e o telespectador comprou a dor desse pai.

Mérito para o personagem muito bem escrito por Alessandra Poggi, e para a interpretação impecável de Antonio Calloni, que fez o público de casa se debulhar em lágrimas no suposto encontro com a falecida, e na confissão do crime.

Assim como o veterano ator, Paloma Duarte já vinha dando um show a cada embate da sua personagem com o cunhado. Agora, a atriz superou qualquer expectativa nesses capítulos finais, quando o bebê que teve com Leônidas (Eriberto Leão) foi roubado da maternidade.

Além da Ilusão chega ao fim humanizando vilões e consagrando veteranos

Culpa da Úrsula, única vilã raiz de Além da Ilusão. A interesseira forjou uma gravidez de Eugênio (Marcello Novaes) e para sustentar sua história passou a mão no recém-nascido.

Cria de Nazaré Tedesco (Renata Sorrah), personagem icônica de Senhora do Destino, tanto nas vilanias quanto no deboche, dizem que será abatida por um milho de pipoca, o que só saberemos no capítulo final. Bizarrice maior só Mariana (Carol Romano), que conviveu toda a novela com o esqueleto da avó em casa.

E foram felizes para sempre...

Além da Ilusão chega ao fim humanizando vilões e consagrando veteranos

Faltando poucas horas para o término de Além da Ilusão, a novela promete uma pitada de ingredientes que fazem esse bolo crescer: casamento, gravidez e aquele tradicional e foram felizes para sempre.

A trama sofre uma passagem de tempo de cinco anos. Nesse período, Joaquim cumpriu pena por ter sido cúmplice da mãe na morte de Abel (Adriano Patermann). Fora da cadeia, se tornou vendedor na loja de tecidos do pai biológico.

O vilãozinho arrependido deve ter sua redenção final salvando a vida de Davi, que será vitima de uma armação de Úrsula e por pouco não morre afogado durante um truque de mágica.

Casada com o ilusionista, Dorinha surge grávida de uns cinco meses. A modista não será a única a contribuir para o crescimento da população de Campos, já que Arminda (Caroline Dallarosa) também estará a espera de um filho.

Já Letícia (Larissa Nunes) e Bento (Matheus Dias) têm uma filha, de cerca de um ano. Olívia (Débora Ozório) e Tenório (Jayme Matarazzo) adotam duas crianças, enquanto que Violeta (Malu Galli) e Eugênio um menino.

Logo Superviral
Se for SURPREENDENTE, é SUPER VIRAL.

Aqui você encontrará os assuntos mais interessantes do momento e conteúdos incríveis. Bichos, fatos históricos, lendas urbanas, viral e muito mais. No Super Viral, o inusitado acontece!

Confira
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado