Opinião

No Limite Amazônia é último suspiro de reality que estreou como mania nacional na Globo

Reality de sobrevivência foi a grande novidade do ano 2000, mas se desgastou rapidamente


Fernando Fernandes em No Limite 7 Amazônia
Fernando Fernandes comanda pela segunda vez o No Limite - Foto: Divulgação/TV Globo

A sétima temporada do No Limite, que terá a Amazônia como pano de fundo, é praticamente uma despedida do reality que estreou como fenômeno no ano 2000. Depois da novidade, o programa inspirado no Survivor nunca mais repetiu o mesmo desempenho.

De volta em 2021 após um hiato de 12 anos, o No Limite tentou pegar carona em um "boom" dos realities com o auge da pandemia de Covid-19. Imaginando que o público se sentiria até afetivamente atraído, a Globo encomendou logo três temporadas e não foi difícil logo constatar que o formato já teve sua data de validade expirada.

É bem verdade que a temporada de regresso contou com um André Marques pra lá de desanimado no ar e a produção aliviou nos perrengues, mas ainda que o No Limite pudesse ter sido o "raiz", os resultados não teriam sido muito diferentes.

Fernando Fernandes chegou para dar uma oxigenada no programa no ano passado, e fez isso muito bem. Ele se envolve, participa e deu uma nova cara, mas para a TV aberta, definitivamente o formato passou do limite na vida útil.

No Limite terá fim digno

Com uma história de pioneirismo na TV brasileira, pelo menos agora o No Limite terminará com dignidade, nas mãos de quem se dedica ao programa e a Globo tentando acertar. Um cenário inusitado pode ajudar a aguçar a curiosidade, mas provavelmente não a ponto de ter mais temporadas produzidas. Repito o que escrevi no ano passado:

Se mesmo em 2001 o formato já dava sinais de desgaste e teve um desempenho ruim em 2009, 2021 e em 2022, dificilmente há o que ser feito. Apenas aceitar que teve seu tempo.

E está tudo bem. Foi um programa de TV que marcou época, mas passou. A quem gosta, é hora de desfrutar daquela que possivelmente será a derradeira temporada do No Limite.

Depois do Programa Zero na última quinta-feira (13), o No Limite 7 - Amazônia, estreia na próxima terça (18), depois de Terra e Paixão. 


Thiago Forato é jornalista, assina a coluna Enfoque NT desde 2011, além de matérias e reportagens especiais no NaTelinha. Forato também é autor do blog https://parlandodepalmeiras.com.br e do podcast que leva o mesmo nome. Converse com ele pelo e-mail thiagoforato@natelinha.com.br ou no Twitter, @tforatto

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado