Opinião

Libertadores perde vitrine na Globo com fase preliminar em comparação ao SBT

Atlético-MG foi exibido somente de forma local na pré-Liberta


Hulk comemorando gol
Hulk teve papel importante na classificação do Galo para a fase de grupos - Foto: Divulgação/Montagem/NaTelinha

A fase preliminar da Libertadores 2023 passou de maneira quase despercebida na TV aberta. Dois times brasileiros estavam na disputa para saber se disputariam a fase de grupos, que começa em abril. O Atlético-MG avançou na última quarta-feira (15), enquanto o Fortaleza (CE) acabou ficando pelo caminho na quinta (16).

Ao contrário do SBT, que exibiu os confrontos envolvendo os principais brasileiros nessa fase para todo o Brasil, a Globo decidiu passar os confrontos do Atlético contra Carabobo (Venezuela) e Millonarios (Colômbia) apenas para Minas Gerais, e gerando uma confusão na exibição do BBB 23, que teve um falso ao vivo. O Fortaleza foi ao ar na Paramount+.

O fato obviamente deixou os torcedores revoltados. O SBT, antigo detentor da competição, mostrou o Santos em 2021 e o Fluminense em 2022 nessa mesma altura da competição, em rede. É claro que algumas ponderações precisam ser feitas.

O SBT não perdia nada exibindo um confronto desses times na Libertadores. Com uma audiência ruim no horário nobre, o que viesse era lucro (e ainda é). Sempre priorizando a Grande SP, a emissora de Silvio Santos transmitiu o Santos, que historicamente tem um desempenho ruim no Ibope, e o Fluminense, que por ser um time do Rio de Janeiro, automaticamente o interesse por ele na capital paulista é menor.

No caso da Globo, há mais em jogo. A audiência de um Atlético-MG na popular "pré-Libertadores" derrubaria os números de uma novela das nove em SP e RJ (principais praças do país para o mercado publicitário) e do Big Brother Brasil 23, que precisa reagir. São dois produtos que têm prioridade máxima. E não tem como ser diferente.

A pergunta é...

... será que a Conmebol ficou feliz com isso? Depois de tanta peleja para conseguir retomar os direitos da competição, a Globo praticamente sinaliza que tem outras prioridades. Ao menos nessa fase e com os times que estão em disputa.

Qual seria o tratamento dado caso a Libertadores não tenha brasileiros - ou caso tenha, não haja os de SP e RJ - na sua fase mais aguda, a partir das oitavas de final? Claro que seria um enorme acidente de percurso e uma fatalidade impensável agora, mas impossível não é. Agora, improvável, mas impossível é eu estar na capital do Japão ainda hoje.

A Globo começou na Libertadores desagradando torcedores e possivelmente a própria Conmebol. Que venha a fase de grupos.


Thiago Forato é jornalista, assina a coluna Enfoque NT desde 2011, além de matérias e reportagens especiais no NaTelinha. Forato também é autor do blog https://parlandodepalmeiras.com.br e do podcast que leva o mesmo nome. Converse com ele pelo e-mail thiagoforato@natelinha.com.br ou no Twitter, @tforatto  

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado