Opinião

Se não conseguir renovar Champions League, projeto esportivo do SBT fica por um fio

Sem Libertadores, projeto esportivo do SBT definha e situação pode piorar


Benjamin Back e o logo da UEFA Champions League
SBT demitiu das caras da sua retomada ao futebol - Foto: Reprodução/SBT
Por Thiago Forato

Publicado em 22/04/2023 às 08:00,
atualizado em 22/04/2023 às 14:45

De volta ao segmento esportivo em 2020, o SBT pode estar começar a respirar por aparelhos nessa área se não conseguir "boletar" a renovação dos direitos da Champions League para o próximo ciclo (2024-2025).

Depois do duro golpe de perda a Libertadores, ficar sem a Liga dos Campeões limitaria a emissora sobreviver apenas com a Copa Sul-Americana até 2026, o que fatalmente poderia ser o último ano de futebol na casa.

Cortando custos, até Benjamin Back foi vítima. Se antes jorrava dinheiro do departamento de esportes, agora a situação é outra, sobretudo pela falta de perspectiva quanto aos direitos que o SBT pode adquirir nos próximos tempos.

Imagino que somente uma Sul-Americana seja pouco para o que foi planejado há três anos. Humanamente falando, desanima seguir com investimentos constantes na área para exibir um torneio que caiu no colo como "prêmio de consolação" e ainda desfalcada com a impossibilidade de se exibir dois jogos por rodada na fase de grupos e dividir as praças.

Volta do SBT ao esporte foi promissor

No período pandêmico, o SBT costurou acordos importantes e o que começou com um Fla-Flu em final de Campeonato Carioca, ganhou contornos mais sérios e mostrou que não se tratava de uma aventura.

Fez transmissões históricas de Libertadores, sobretudo em finais com um tempo dedicado jamais visto em TV aberta e valorizou também a própria Liga dos Campeões, da UEFA, ainda que o acordo seja "estranho" por não permitir que a partida da volta mostrada na fase mata-mata seja a mesma da ida.

O SBT, que parecia estar em posição de tocaia, surpreendeu o mercado e também o público. Mostrou que a Globo poderia ter uma respeitável concorrência no que tange ao direitos esportivos. E deu trabalho.

Depois de juntar os cacos com a perda da Libertadores, é notório que a cobertura da Sul-Americana não fica devendo em nada. Mas, para que o esporte no SBT ande a partir de 2026, é necessário mais do que ela para dar alguma sustentação.


Thiago Forato é jornalista, assina a coluna Enfoque NT desde 2011, além de matérias e reportagens especiais no NaTelinha. Forato também é autor do blog https://parlandodepalmeiras.com.br e do podcast que leva o mesmo nome. Converse com ele pelo e-mail thiagoforato@natelinha.com.br ou no Twitter, @tforatto   

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado