Opinião

Jornal da Band passa por cima do SBT Brasil, que chega à maioridade parado no tempo

Diferença abissal ficou escancarada nesta semana


Jornais da Band e SBT
Noticiários da Band e SBT concorrem no horário nobre - Foto: Divulgação/TV Bandeirantes/SBT

Às vésperas de completar 18 anos no ar, o SBT Brasil enfrenta sua fase mais apagada na emissora. Sem o brilho e relevância de outrora, o noticiário que tem o comando de Márcia Dantas e Marcelo Torres virou praticamente protocolar. Sem muitos incentivos, a equipe faz um arroz com feijão honesto com o que tem em mãos, mas infelizmente o produto é rascunho daquilo que foi um dia.

Esta semana, com a estreia do novo Jornal da Band que agregou Adriana Araújo à apresentação, ficou escancarado o abismo de diferença entre os telejornais das duas emissoras. Concorrentes, não é preciso passar muitos minutos sintonizados em cada um deles para descobrir porque o da Band vem conseguindo angariar mais público.

Enquanto o da Band tem dinamismo, cenário com ar moderno e um grafismo atraente, além de bom conteúdo, o do SBT você é quase convidado a mudar de canal com um relógio analógico na tela, ritmo arrastado e um tom burocrático, sem contar o cenário que parece não ser trocado há anos, ainda que tenha sofrido modificações. Não se renova. Não se oxigena. Maçante.

+ Veja: Com Adriana Araújo, Jornal da Band estreia novo cenário e humilha SBT

+ Fim de linha! Dudu Camargo é demitido do SBT

SBT Brasil parou no tempo; Jornal da Band se fortaleceu

Daquele SBT Brasil que estreou em agosto de 2005, só restou o nome. O cenário pirotécnico, exclusivas e série de reportagens deu lugar a um noticiário institucional e frio. Existe porque tem que existir.

Enquanto isso, a Band, que poderia se acomodar em razão dos bons números de audiência e da aceitação no mercado publicitário, não se intimidou em tentar melhorar aquilo que já se tornou referência. Com uma equipe afiada e um formato altamente funcional, os resultados já estão aí para quem quer ver, não só refletidos no Ibope mas também em um rápido apanhado nas redes sociais.

Que com a volta de Daniela Beyruti ao SBT, exista um maior carinho e atenção com o departamento, que carece de dias melhores.


Thiago Forato é jornalista, assina a coluna Enfoque NT desde 2011, além de matérias e reportagens especiais no NaTelinha. Forato também é autor do blog https://parlandodepalmeiras.com.br e do podcast que leva o mesmo nome. Converse com ele pelo e-mail thiagoforato@natelinha.com.br ou no Twitter, @tforatto

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado