Opinião

Globo abre mão de fase da Copa do Brasil e sinaliza que só quer a "nata" do futebol

Cada vez mais, a líder de audiência exibe só os "grandes confrontos"


Chamada do futebol da Globo com o logo da emissora em pedra
Globo em chamada da Libertadores; até o torneio da Conmebol foi preterido na fase preliminar - Foto: Reprodução/TV Globo
Por Thiago Forato

Publicado em 12/04/2023 às 05:09,
atualizado em 12/04/2023 às 12:14

A terceira fase da Copa do Brasil já começou e ao longo desta quarta (12) e quinta-feira (13), vários times grandes entram em campo. Mas a Globo preferiu "escantear" o torneio agora em detrimento dos últimos episódios do BBB 23 e também de Travessia. O movimento é claro: a emissora só quer mostrar a "nata" do futebol. Os grandes jogos, sobretudo nos momentos mais agudos.

No ano passado, a Globo exibiu Corinthians e Portuguesa-RJ nessa fase do torneio. Deu 21 pontos na Grande SP. Nos dois jogos, menos que Pantanal, que registrou 24 no dia da partida de ida e 26 no da volta. Desde que a líder de audiência passou a enxergar que o futebol "atrapalha" o desempenho da grade, ela esnobou os Estaduais, a fase preliminar da Libertadores e agora, até a Copa do Brasil.

O recado ao mercado está dado. Como não há perigo de perder os direitos dos torneios organizados pela CBF, a Globo vai escolhendo a música. Melhor para os serviços de streaming, que vão poder exibir confrontos que talvez não pudesse caso a TV aberta escolhesse. Coisas do jogo.

Copa do Brasil deve estrear nas oitavas pela Globo

No ano passado, o sorteio da segunda competição mais importante do país premiou quem gosta de assistir clássicos. A Globo, por exemplo, optou por Corinthians e Santos nas oitavas de final. No jogo de ida, deu 26 pontos (1 a menos que Pantanal) e na volta, quando o Corinthians administrava a goleada de 4 a 0, marcou 25 (novamente, 1 a menos que Pantanal).

Logo após a definição dos classificados desta terceira fase, entram as oitavas, com datas e horários a serem escolhidos ainda, claro. A partir daí, a Globo deve entrar em campo. De fato, não há nenhum grande confronto por agora, mas ao passo que a líder de audiência não demonstra interesse agora, isso naturalmente pode engrandecer outras plataformas, já que elas são as únicas opções para que os torcedores vejam seus respectivos times do coração.

Abaixo, os confrontos que a Globo perdeu ontem (11):

16h30 - Volta Redonda x Bahia
19h00 - Botafogo-SP x Santos
20h00 - Internacional x CSA
21h30 - São Paulo x Ituano
21h30 - Fortaleza x Águia

Agora, os confrontos que vão ocorrer hoje:

16h30 - Nova Iguaçu x América-MG
19h00 - Coritiba x Sport
19h30 - Fluminense x Paysandu
19h30 - CRB x Athletico-PR
20h00 - Palmeiras x Tombense
21h30 - Atlético-MG x Brasil-RS
21h30 - Ypiranga x Botafogo-RJ
21h30 - Remo x Corinthians

Já na quinta:

19h00 - Náutico x Cruzeiro
20h00 - Maringá x Flamengo
21h30 - ABC x Grêmio

Fases "problemáticas" são chutadas pela Globo

Esse movimento da Globo começou quando se desfez dos principais Estaduais do país. Nem as boas audiências que as decisões do Paulistão e Cariocão marcaram fizeram com que ela mudasse de ideia. O "preço" que se paga nas fases iniciais é alta, comprometendo a programação e mostrando jogos, pelo menos a principio, pouco interessantes. Filosofia.

Haja visto a Record sofrendo entre janeiro e fevereiro às quartas-feiras à noite, perdendo até para as novelas do SBT.

Para a Globo, o futebol deixou de ser prioridade. Novamente: os streamings agradecem.


Thiago Forato é jornalista, assina a coluna Enfoque NT desde 2011, além de matérias e reportagens especiais no NaTelinha. Forato também é autor do blog https://parlandodepalmeiras.com.br e do podcast que leva o mesmo nome. Converse com ele pelo e-mail thiagoforato@natelinha.com.br ou no Twitter, @tforatto   

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado