Exclusivo

Ex-diretor do SBT, Luciano Callegari fala sobre fim da TV: "Grande estupidez"

Superintendente do canal de Silvio Santos por 20 anos, Callegari assina Coluna Especial


Luciano Callegari e o apresentador Silvio Santos
Luciano Callegari ao lado de Silvio Santos: Da parceria nasceu o SBT - Arquivo pessoal

Com 82 anos de idade eu me pergunto constantemente: será que valeu a pena? Construí uma rede de televisão na raça, acompanhei a revolução tecnológica, câmeras de 50 quilos tornaram-se pequenos celulares com uma resolução de imagem e som inimagináveis. A circulação da televisão brasileira aumentou muito, atualmente temos mais que o dobro de aparelhos que existiam na minha época, há 20 anos, quando eu tocava o SBT.

A TV por assinatura virou uma realidade muito forte, já superando a audiência da TV aberta por inúmeras vezes; recentemente o Google, com o YouTube, faturou mais que todas as emissoras juntas. É muito desafiador fazer tudo isso convergir e conversar, se integrar, e fazer a parte comercial, dividir o seu budget de maneira justa. 

Luciano Callegari comenta sobre fim da televisão

Ex-diretor do SBT, Luciano Callegari fala sobre fim da TV: \"Grande estupidez\"

Muitos profetizaram o fim da televisão com esse desenvolvimento tecnológico muito rápido e agressivo, como profetizaram o fim do jornal impresso, das revistas e da rádio, isso tudo é uma grande estupidez. Todos seguiram seu caminho se reinventando. Não se descarta nunca uma geradora de informação seja ela qual for, rádio, TV, ou internet.

A internet leva uma vantagem muito grande devido a facilidade de se estabelecer um "canal", ou uma base geradora de informação, por um motivo muito simples: a internet não tem dono.  Hoje, ao contrário de antigamente, você tem muitas possibilidades de mostrar seu conteúdo, e atualmente falta conteúdo. É muito importante se criar um círculo virtuoso de geração de conteúdo daqui para frente. 

Para quem tem um carinho muito grande pela televisão, como eu tenho, sinceramente valeu muito a pena, apesar da pouca qualidade existente atualmente com suas exceções. Nesses quase 70 anos, junto com a TV, fiz grandes amigos, aprendi muito e continuo aprendendo. É realmente um privilégio poder contar a história da minha vida para meus amigos dessa maneira, tenho muito orgulho realmente de misturar minha vida com a história da TV no Brasil.

Desejo à televisão brasileira sorte! Que seus responsáveis saibam se comportar da maneira correta e não deixem de tratar a televisão com o respeito e o carinho que ela merece.  A televisão será sempre a parte mais NOBRE das mídias, na minha opinião, a mais interessante! Muita sorte e que a televisão tenha vida longa, encantando,entretendo e emocionando o brasileiro.


Desde a última sexta-feira (11), a trajetória de Luciano Callegari está sendo contada no canal Horário Nobre do YouTube. O documentário é Idealizado por seu filho, Rodrigo Callegari.

O especial passeia pela "era de ouro" do rádio nos anos 50 através do debut de Luciano nas extintas rádios Excelsior (atual CBN) e Nacional São Paulo (a recém extinta Rádio Globo SP), além de sua carreira nas TVs Paulista, Tupi, Globo, Record, TVS e SBT onde, ao lado de Silvio Santos, foi criador e superintendente por 20 anos. Confira o primeiro episódio: 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado