Enfoque NT

Sem audiência e faturamento, Bom Dia & Cia perde utilidade no SBT

Programa já teve sua era de ouro, mas agora situação é outra

Silvio Santos reluta pelo fim do Bom Dia & Cia - Foto: Montagem/NaTelinha
Por Thiago Forato

Publicado em 08/09/2021 às 05:39:00,
atualizado em 08/09/2021 às 09:35:20

Um dos maiores programas infantis da história da televisão brasileira, o Bom Dia & Cia completou 28 anos no início de agosto sem muitos motivos para comemorar. Um dos últimos moicanos dada a desistência da TV aberta em investir no público infantil, o programa resiste em meio à teimosia de Silvio Santos em extingui-lo. Motivos para isso não faltam, já que não fatura e também não dá audiência.

Existe uma ala do SBT que defende o fim do Bom Dia & Cia, mas o dono da emissora é irredutível. Há cerca de dois meses, o programa também foi alvo de uma intervenção do Homem do Baú, quando ele surpreendeu e exibiu Os Garotinhos (1938), produção de 83 anos atrás.

Bem verdade, o infantil do SBT é a única atração para as crianças na faixa. A Globo desistiu de investir no segmento em 2012, quando lançou o Encontro com Fátima Bernardes. A Record há muito não se fala em produtos para as crianças e mantém o Hoje em Dia desde 2005. A TV Cultura também sobrevive com suas reprises, mas muito longe do potencial do SBT.

Bom Dia & Cia ficou sem propósito na grade

Com várias horas dedicadas ao jornalismo pela manhã e uma revista eletrônica antecedendo o infantil, o Bom Dia & Cia perdeu o propósito na grade de programação. Primeiro que 11 da manhã já se trata de um horário reservado para a programação local. Isto é, grande parte do Brasil não acompanha mais o programa ou sabe de sua existência.

VEJA TAMBÉM

Segundo que a atração não serve de alavanca para o Fofocalizando, por exemplo, ou nada parecido com isso. O Bom Dia & Cia virou uma ilha e a tendência é que ele se veja cada vez mais enfraquecido com a perda de desenhos, já que as distribuidoras estão buscando priorizar seus próprios serviços por streaming.

Atualmente, ele sobrevive apenas pela história que construiu e por um apego emocional inexplicável. Afinal de contas, quando um produto não consegue dar resultados de audiência (entre 3 e 4 pontos), pode se sobressair comercialmente. Ou vice-versa. Neste caso, fracassa nos dois há algum tempo e devido a atual conjuntura, não há perspectiva de melhora.

O Bom Dia & Cia é um produto com data de validade vencida. Claro que ainda se pode salvá-lo mudando um pouco o formato, remanejando de dia, por exemplo. Mas como o conhecemos hoje, diário e loteado de desenhos sem muito nexo, os resultados não vão ser muito diferentes: audiência decrescente em um horário importante, onde o SBT também deixa de ver o dinheiro entrar por mais de quatro horas.


Thiago Forato é jornalista, assina a coluna Enfoque NT desde 2011, além de matérias e reportagens especiais no NaTelinha. Forato também é autor do blog https://parlandodepalmeiras.com.br. Converse com ele pelo e-mail thiagoforato@natelinha.com.br ou no Twitter, @tforatto

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
TAGS:
NOTÍCIAS RELACIONADAS
MAIS NOTÍCIAS