Publicado em 24/05/2021 às 05:00:13,
atualizado em 25/05/2021 às 09:27:32
Os bastidores da área comercial e de entretenimento da Globo estão movimentados desde que foi comunicada a saída de Fausto Silva, 71, da emissora e o novo vínculo profissional do apresentador com a Band para 2022. Incomodada com a situação de manter um artista no ar e fazer uma espécie de “esquenta” para a grade de um concorrente, a direção da Globo avalia tirar Faustão do ar antes de dezembro para descansar sua imagem. Porém, o setor comercial da Globo já sinalizou ser contra a decisão pelo prejuízo milionário que o fim antecipado do Domingão pode provocar aos cofres da emissora.
Conforme o NaTelinha antecipou em primeira mão, internamente, a Globo desaprovou a atitude de Fausto Silva de anunciar seu contrato com a Band antecedendo oito meses para encerrar seu atual compromisso. Em conversa com um executivo da emissora, a reportagem apurou que a avaliação nos bastidores foi de uma atitude “precoce e movida pela emoção”. A emissora tinha a expectativa que ele poderia assinar com outro canal após não renovarem o compromisso, mas foi surpreendida do fato ter corrido já em abril.
“Seis meses antes de assinar com a Globo, avisei a Band, aos dois diretamente, Johnny (Saad) e Ricardo (Saad), da minha saída. Agora a mesma coisa. Cumpro meu contrato até dezembro e vou estrear meu novo programa em janeiro ou fevereiro”, explicou Fausto à coluna do jornalista Flávio Ricco, no dia do anúncio.
Descontente com o acordo do apresentador com o Grupo Bandeirantes, a emissora vem criando estratégias para desassociar a marca Faustão da Globo. Uma delas seria antecipar o fim do programa para 29 de agosto, com o fim do quadro Super Dança dos Famosos e descansar sua imagem, ao invés de dezembro, como inicialmente estava previsto. O NaTelinha apurou que essa tática tem a maior simpatia da alta cúpula do canal.
VEJA TAMBÉM
Mas o setor comercial entrou no caso e fez um levantamento, a pedido da direção-geral, do impacto que acarretaria abrir mão do principal produto do entretenimento da casa nos quatro principais meses de faturamento do mercado publicitário: setembro, outubro, novembro e dezembro. Além disso, em 2021, existe uma expectativa de vendas superiores ao do ano passado tendo um cenário da maior parte da população vacinada contra a Covid-19.
A saída antecipada do dominical da grade também provocaria um prejuízo milionário para Fausto Silva. A maior parte do seu alto salário vem da porcentagem de ações de empresas em seu programa. Há 32 anos como apresentador do domingo, Silva receberia apenas o valor fixo previsto no contrato ao entrar para geladeira nos últimos quatro meses do ano.
Num momento que o mercado enfrenta uma escassez de anunciantes ativos, trocar o Domingão do Faustão por filmes seria uma estratégia acertada do ponto de vista artístico, mas não foi referendada pelo comercial. No cabo de guerra entre os dois setores, a decisão final caberá a Jorge Nóbrega, presidente do Grupo Globo. Procurada, sobre antecipar o fim do Domingão do Faustão, a emissora não se posicionou sobre a reportagem.
De acordo com fontes, desde que o NaTelinha publicou que a Globo avaliava antecipar o fim do Domingão, diversas empresas começaram a questionar a emissora sobre a situação do Show dos Famosos (Your Face Sounds Familiar), previsto para o segundo semestre de 2021. O comercial vem dando garantias que o formato será exibido, mas ainda não definiu se vai ao ar até dezembro, como em anos anteriores.
O maior incômodo da Globo é manter Fausto Silva até dezembro e permanecer com o apresentador no ar, num clima de despedida, como um “esquenta” para a nova atração da Band que pode entrar no ar no domingo seguinte a sua última aparição no canal. O diretor do Domingão do Faustão, Cris Gomes, deixa a emissora no fim de maio e iniciará a pré-produção do novo programa da concorrente.
Para evitar perdas significativas no faturamento aos domingos, a Globo acelerou a pré-produção do novo Caldeirão do Huck que ocupará o lugar de Faustão ainda em janeiro, como deseja o setor comercial. Parte da equipe da atração que trabalha em home office já começou a discussão por formatos. Conforme o NaTelinha adiantou, a Globo pretende disponibilizar para patrocínio o novo projeto de Huck em setembro, mês que a grande parte das empresas fecham seus orçamentos de marketing para 2022. O novo "Caldeirão" deve ir ao ar de 15h às 18h na nova grade de domingo.
Faustão foi comunicado pela direção da Globo que a emissora não tinha o interesse de manter o Domingão no ar a partir de 2022. Foi ofertado ao apresentador um novo programa durante a semana, mas Silva não aceitou e optou em sair. A decisão da Globo ocorreu após uma pesquisa interna que indicou que a emissora poderia explorar um pouco mais as partidas após seus términos. O Fantástico, por exemplo, conseguiria fazer uma grande cobertura das finais dos Campeonatos, algo que o Domingão impede, porque é uma atração de entretenimento e tem seus quadros próprios.
Com isso, a dobradinha futebol e jornalismo conseguiria segurar o público mais tempo no canal. Em 2019, o clássico Corinthians x Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro, serviu como um teste e registrou 36 pontos às 19h e a revista eletrônica, na sequência, marcou 25 de média, melhor índice da atração naquele ano.
Em janeiro, a Globo comunicou a saída de Fausto Silva e destacou a parceria e a trajetória do artista na emissora: "Nestes mais de 30 anos de parceria, a TV Globo e o apresentador Fausto Silva sempre conversaram sobre novas oportunidades e inovações. Foi assim também nas últimas semanas, quando teve início o último ano do atual contrato. Mas, diante da decisão do apresentador de encerrar sua jornada à frente de programas semanais, só cabe à TV Globo respeitar e aplaudir a história que ele construiu. Fausto Silva é um dos maiores comunicadores da televisão brasileira e a Globo tem enorme orgulho dos 32 anos de parceria com ele no Domingão do Faustão".
Sobre a volta de Faustão Silva após 33 anos, a Band enviou o seguinte comunicado à imprensa: “A volta de Fausto Silva à Band em janeiro é um sonho antigo do Grupo que sempre admirou seu caráter ético, seu talento e seu jeito de inovar e fabricar sucesso. Aqui na Band sempre foi muito querido e durante os seus anos de Globo nunca perdeu a amizade de 40 anos com os irmãos Joao e Ricardo Saad. Na Band quando saiu só deixou muitos amigos e grandes lembranças”.
E completou: “Certamente deixa também na Globo com a história marcante e vitoriosa que por lá construiu em 33 anos. Sua volta à Band é motivo de enorme alegria entre todos e reforça a estratégia da Band que completa no ano que vem, seus 55 anos de TV e 85 anos da Rádio Bandeirantes”.
Vilã não morreu
Mulheres de Areia: Isaura tem reencontro emocionante com Raquel
Estreou na TV aos 7
Lembra dele? Ex-ator mirim, Matheus Costa virou galã e bomba na web