Exclusivo

Globo corre para colocar Luciano Huck no lugar de Faustão

Apresentador do Caldeirão ocupará os domingos da Globo


Luciano Huck assumirá lugar de Faustão
Luciano Huck ocupará os domingos - Foto: Reprodução
Por Naian Lucas, com Sandro Nascimento

Publicado em 21/05/2021 às 04:00,
atualizado em 21/05/2021 às 09:27

Globo já iniciou a pré-produção do novo programa de Luciano Huck, que está previsto para ocupar o lugar do Domingão do Faustão a partir de janeiro de 2022. A emissora corre contra o tempo para formatar a atração e apresentar o projeto ao mercado publicitário até setembro para vender as cotas de patrocínio que estarão disponíveis. Essa pressa não é por acaso, pois o canal não quer preencher a grade de domingo com filmes e faturar menos com publicidade.

Conforme apurou o NaTelinha, a Globo ainda não anunciou oficialmente, mas definiu que Luciano Huck ocupará o espaço de Faustão no ano que vem. O comunicador descartou a ideia de concorrer a presidência da República e aceitou o desafio de ter uma atração dominical, realizando um sonho antigo.

Por isso a conversa com a emissora acabou o convencendo a renovar o contrato – que deve ser assinado em breve – e iniciar a pré-produção do seu programa aos domingos. A formatação do seu projeto tem sido feita com certa pressa, porque a direção do canal quer vendê-lo ao mercado publicitário em setembro.

A maioria das empresas fechará seus orçamentos para patrocínios de 2022 até outubro. Por conta disso, a Globo quer entregar com urgência o novo programa de Luciano Huck ao mercado publicitário para viabilizar com maior facilidade a venda do novo produto. O Caldeirão do Huck aos domingos deve ir ao ar entre 15h e 18h, antecedendo o futebol.

Com Huck no lugar do Domingão do Faustão já em janeiro, a emissora evitaria prejuízos de faturamento na grade dominical. Sessão de filmes, uma das apostas da emissora para o horário, embora tenha uma boa audiência, o faturamento não tem as mesmas oportunidades de merchandising como um programa de auditório.

Procurada pelo NaTelinha, a assessoria de comunicação da Globo não se manifestou sobre o assunto até a publicação desta reportagem. Caso a emissora se posicione, a matéria será atualizada.

Luciano Huck e possível candidatura

Globo corre para colocar Luciano Huck no lugar de Faustão

Luciano Huck não deve deixar a TV e tentar ser presidente do Brasil, pelo menos para a próxima eleição. Um dos motivos é o fato de poder substituir Faustão e realizar um sonho antigo, de ter um programa dominical, dia considerado mais importante para as atrações de auditório.

Mas a desistência de concorrer a presidência passa também pelo retorno do ex-presidente Lula como oponente. O petista já declarou que é candidato e hoje tem cerca de 40% das intenções dos votos, segundo as pesquisas recentes. O antigo governante brasileiro tem eleitores fiéis das classes mais pobres, curral que Luciano buscaria atrair votos.

A chamada terceira via ainda tem uma vaga a ser preenchida, que teria como objetivo tirar Lula ou Bolsonaro do segundo turno. Huck teria que trabalhar para sair dos 6% - intenções de votos que possui hoje – para ficar nas duas primeiras posições no primeiro turno, tarefa considerada complicada, ainda mais para quem nem está em pré-campanha.

Saída de Faustão da Globo

Globo corre para colocar Luciano Huck no lugar de Faustão

A assinatura de Faustão com a Band deixou a direção da Globo incomodada. Se ficar no ar até dezembro, como inicialmente estava previsto, a emissora carioca seria um “esquenta" para um canal concorrente. Por isso, está sendo discutido uma possível antecipação do fim do Domingão.

O problema que a Globo teria que colocar uma sessão de filmes no lugar e isso também geraria prejuízo financeiro ao canal e, ao mesmo tempo, para o apresentador. Por isso existe esse impasse entre manter o Domingão e cumprir os compromissos comerciais ou perder faturamento, mas não permitir ser usada como “escada” pela Band, conforme noticiou o NaTelinha.

Ao fim deste mês, Cris Gomes, diretor do Domingão do Faustão, deixará a Globo e passará a formatar o novo programa na Band. Ele terá seis meses para arquitetar um novo dominical e tem carta branca para formar parcerias com produtoras e aumentar o conteúdo da produção. A ideia é deixar tudo pronto quando o novo contratado da emissora paulista estiver livre das amarras da líder de audiência.

Faustão fora da Globo

Há três semanas, em 30 de abril, Faustão acertou seu retorno à Band. A emissora que lhe projetou para a Globo, onde apresenta o Domingão desde 1989. No início do ano, havia dito que não tinha nada certo com nenhuma emissora, mas a oito meses do fim de seu compromisso com o Grupo Globo, já definiu sua continuidade na televisão. Durante os últimos meses, o veterano conversou com os irmãos Saad, Johnny e Ricardo, donos da Band, até se acertarem para aquele que será a volta ao canal que lhe credenciou a ter um espaço nos domingos da Globo.

O apresentador de 71 anos não aceitou a proposta da Globo para migrar para as noites de quinta-feira em 2022. No novo de desenho de grade da emissora elaborado pela direção, Faustão não se encaixava, apesar de ser líder de audiência há décadas e ser o programa de auditório mais visto da emissora.

Em janeiro, a Globo se pronunciou sobre a saída do apresentador: "Nestes mais de 30 anos de parceria, a TV Globo e o apresentador Fausto Silva sempre conversaram sobre novas oportunidades e inovações. Foi assim também nas últimas semanas, quando teve início o último ano do atual contrato. Mas, diante da decisão do apresentador de encerrar sua jornada à frente de programas semanais, só cabe à TV Globo respeitar e aplaudir a história que ele construiu".

 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado