Gafe

Atriz de Pantanal usa termo racista no Encontro e Manoel Soares rebate

Marcela Fetter definiu sua personagem Érica como “ovelha negra” da família


Marcela Fetter e Manoel Soares no Encontro desta quarta-feira (10), na Globo
"A Érica é a ovelha negra da família", definiu Marcela Fetter no Encontro desta quarta-feira (10); fala foi rebatida por Manoel Soares - Foto: Reprodução/Globo
Por Walter Felix

Publicado em 10/08/2022 às 10:50,
atualizado em 10/08/2022 às 10:53

Marcela Fetter participou do Encontro na manhã desta quarta-feira (10), na Globo. A atriz de Pantanal, que dá vida à jornalista Érica na novela das nove, usou um termo considerado racista para defender sua personagem. A fala não passou batida por Manoel Soares, que pareceu levar na brincadeira, mas fez questão de rebater o comentário.

Naquele momento do Encontro, que também contava com Patrícia Poeta e Tati Machado, os artistas comentavam que os pais da personagem não são “flor que se cheire”. Marcela Fetter então comentou: “A Érica que não é dessa família. É a ovelha negra da família”. Manoel Soares então ponderou: “Ou branca (risos)”.

Em Pantanal, Érica é filha do deputado Ibrahim (Dan Stulbach) e de Ingrid (Gisela Reimann). A jornalista, que se apaixona por José Lucas (Irandhir Santos) e tenta viver livremente esse romance, não herdou o mau-caráter dos pais. Estes tentam tirar vantagem do fato de o peão ser filho do poderoso José Leôncio (Marcos Palmeira).

Entenda por que “ovelha negra” é uma expressão racista

Atriz de Pantanal usa termo racista no Encontro e Manoel Soares rebate

A expressão “ovelha negra”, usada para discriminar uma pessoa do meio em que vive, geralmente a família, está entre os termos racistas que devem ser abolidos do vocabulário, segundo estudiosos. Aparentemente inofensivos, tais comparações acabam por reforçar o racismo estrutural e perpetuar o preconceito.

O trecho repercutiu nas redes sociais. "Uma atriz branca dando bola fora no Encontro, falando 'ovelha negra'. O povo não aprende", criticou um internauta. "Não aprendeu ainda que esse termo é racista e me solta ao vivo", comentou outro. Confira essas e outras reações no Twitter:

No Encontro de terça-feira (9), Manoel Soares e Patrícia Poeta reagiram a uma fala de Tati Machado no Encontro. A repórter, que fez 31 anos nesta semana, se referiu às cenas da primeira versão de Pantanal como “antigas”. Os apresentadores, com 43 e 45 anos, respectivamente, se disseram “da época” da novela original e não deixaram passar.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado