Memórias da Telinha

Há 15 anos, Silvio Santos voltava para os domingos em "arrancada da vitória" do SBT

Em 2007, SBT também apresentou um segundo horário de linha de shows


Silvio Santos recebendo os fregueses do Tentação do Baú da Felicidade
Silvio Santos na volta do Tentação em 2007: programa do Baú da Felicidade era um clássico dos anos 90 - Foto: Divulgação/SBT

Em um tempo que a Record investia os tubos para tomar o segundo lugar do SBT, Silvio Santos ousou em 2007 e fez um movimentado intitulado de "arrancada da vitória", onde o próprio Homem do Baú chamou a responsabilidade para si e tentou alavancar os índices de audiência de sua emissora aos domingos, além de criar um novo horário de linha de shows durante a semana e resgatar atrações clássicas como o Curtindo com Viagem e o Viva a Noite.

O SBT, que sempre se gabou de ser o líder do segundo lugar, observava uma crescente da Record entre 2005 e 2006. Já em crise, Silvio Santos alardeou a tal arrancada da vitória em chamadas ressaltando "novos programas, novas novelas e novas contratações". No final, um sonoro "a concorrência vai tremer de medo". A tentativa virou motivo de chacota entre o público, imprensa e concorrentes, já que apesar da tentativa, a Record tomou de vez a segunda colocação.

Ausente dos domingos entre o final de 2005 e 2006, se resumindo a fazer apenas sorteios da Tele Sena, Silvio Santos voltou ao seu habitual dia. Marcado para retornar em 4 de março de 2007, o dono SBT tomaria praticamente toda a tarde antes de Gugu Liberato (1959-2019), entre 13h e 17h, com os programas Tentação, Primeiro Campeonato Brasileiro de Dança, Topa ou Não Topa e Rei Majestade.

O programa mais aguardado era o Tentação, que voltaria depois de um longo hiato, enquanto os outros já haviam sido testados. O Campeonato de Dança foi ao ar em 2006 com o título de Bailando por um Sonho nas noites de sábado (e reprises domingo), com o formato um pouco diferente, o Rei Majestade não deu resultados um ano antes enquanto o Topa ou Não Topa já era um xodó de Silvio Santos e fazia relativo sucesso nas noites de quarta-feira.

Resultado da "arrancada da vitória" foi catastrófico no SBT

Há 15 anos, Silvio Santos voltava para os domingos em \"arrancada da vitória\" do SBT

Com a volta de Silvio aos domingos, a Record conseguiu manter o segundo lugar com sua programação, especialmente com Eliana, que ainda comandava o Tudo é Possível. Até mesmo Gugu demorava para engrenar com seu Domingo Legal.

Silvio Santos também mexeu na linha de shows. Criou um segundo horário de novelas às 20h15 para fazer contra-programação com o Jornal Nacional. A novela Maria Esperança, assim como Cristal, foi puxada para mais cedo, na faixa das 19h.

Na linha de shows, o SBT apostou em Hebe às segundas; Você é o Jurado com Ratinho às terças; Ídolos às quartas e quintas e o Curtindo com Reais sob o comando de Celso Portiolli às sextas, numa releitura do Curtindo com uma Viagem.

O Charme, de Adriane Galisteu, também mudou. Foi jogado para as madrugadas com ares de talk-show. Ana Paula Padrão, que havia saído há pouco tempo do SBT Brasil, estreava o SBT Realidade.

Para os sábados, o SBT preparou a volta do Viva a Noite com apresentação de Gilmelândia. A atração não decolou, e em pouco tempo mudou das 22h para às 18h30 até sair do ar.

2007 foi o ano que ficou marcado para o SBT da perda do segundo lugar na Grande São Paulo, praça mais importante do país. Na média anual, a rede de Silvio Santos fechou com 6,4 pontos contra 7,2 da Record (das 7h à 0h). Em 2006, o SBT ainda era vice e marcara 7,6 pontos contra 6,1 do canal de Edir Macedo.

No PNT (Painel Nacional de Televisão), o resultado foi mais parelho: 6,4 pontos contra 6,2 da Record (também das 7h à 0h). Pela primeira vez, um empate técnico. A rede do Homem do Baú só voltaria a disputar com a RecordTV o segundo lugar na Grande São Paulo anos mais tarde, com a estreia de Carrossel (2012-13) no horário nobre.

Relembre a chamada da "arrancada da vitória": 

Siga a gente no Instagram

Acompanhe nosso perfil e fique por dentro das quentinhas da TV e famosos

ACESSE!
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado