Eduardo Borelli

Ator de Desalma teve que aprender ucraniano para a série e revela dificuldades

"Nunca havia passado pela minha cabeça aprender", admite


Eduardo Borelli de roupa branca e fundo branco
Eduardo Borelli vive Roman em Desalma - Foto: Divulgação/Gabriel Bertoncel
Por Thiago Forato

Publicado em 30/07/2021 às 07:02,
atualizado em 30/07/2021 às 11:49

Dando vida a Roman Skabronski em Desalma, do Globoplay, Eduardo Borelli teve que aprender uma nova língua nada convencional: o ucraniano. Idioma bastante diferente do português e de outras latinas, o ator admite que não sabia falar nenhuma palavra do ucraniano antes. "De fato, é muito diferente das referências que costumamos ter. Nunca havia passado pela minha cabeça aprender e eu não sabia nada sobre", confidencia numa entrevista ao NaTelinha.

Eduardo afirma falar inglês fluente e ameaçar o castelhano. Com pouco de tempo de preparação, de um a dois meses, acaba se tornando impossível aprender um idioma, sobretudo o ucraniano. "O próprio alfabeto é outro. Então hoje, sei falar algumas expressões básicas, mas para as cenas da segunda temporada, aprendi as falas com muito estudo e ajuda do professor de ucraniano Oskar", enaltece.

Para o ator, seu maior ganho é no contato com a cultura, e como seu professor é natural do país eslavo, acredita que essa troca tenha sido importante para dentrar outro universo. E explica qual a maior dificuldade no aprendizado: "Acredito que seja tornar a língua palatável e crível. Não soar como um texto decorado, e sim com algo que venha com fluidez".

Na primeira temporada da série, todos os atores tiveram que ter um contato básico com a língua, mas seu personagem não tinha cenas em ucraniano. "Já na segunda, Roman está na Ucrânia há sete anos depois de todo acontecido. Sendo assim, a autora optou de fato por ter cenas em que o ucraniano é língua falada, já que estamos na Ucrânia", relembra ele, que só soube que teria que aprender a língua na segunda temporada.

O sucesso de Desalma no Globoplay

Ator de Desalma teve que aprender ucraniano para a série e revela dificuldades

Desalma tem 10 episódios na primeira temporada que estão disponíveis no Globoplay. A série caiu no gosto do público, e Eduardo acredita que ela apresente uma linguagem pouco explorado áudio visual brasileiro. "Creio que houve muita coragem de mergulhar nesse drama sobrenatural de forma ousada", acredita.

"Penso que o público está mais aberto à diferentes histórias e formas do que costumamos julgar, e o diferente chama a atenção, causa interesse. Sem falar que foi uma grande produção, com um financiamento que dá à esse mergulho mais possibilidades. E por fim, há uma equipe e elenco muito bem escolhidos, que no geral buscam a comunicação e a experimentação acima de tudo", analisa.

Borelli vive Roman na fase jovem, enquanto na adulta, o papel é de Nikolas Antunes. Descrito como bad boy, sensual e provocador, é descolado e gosta de festas, sendo filho único de Olek e Mira. "É um personagem muito bem escrito, que dá espaço para eu, enquanto ator, fazer diferentes escolhas em cenas e descobrir diferentes facetas", pondera.

Na sua visão, o mais desafiador foi humanizar o Roman que estava no roteiro. "Não definir suas ações por adjetivos ou julgamentos morais, mas sim me adensar em seu universo e sua lógica. E jogar e ter a experiência de imaginação", afirma.

A nova temporada está em fase final de gravações, mas ainda não foi definida a data de estreia. "Posso afirmar que ela destrincha mais toda dramaturgia, além de criar novas linhas narrativas. Fizemos essa temporada com muito carinho e dedicação, apesar de todas adversidades do momento terrível que estamos vivendo", adianta o ator, orgulhoso.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado