Fenômeno

Último capítulo de O Cravo e a Rosa deu audiência de novela das 9

Há 21 anos, desfecho da novela, atualmente em reprise na Globo, teve público equiparado ao de Porto dos Milagres, então exibida no horário nobre


À esquerda, Eduardo Moscovis e Adriana Esteves em O Cravo e a Rosa; à direita, Marcos Palmeira em Porto dos Milagres
Em 2001, último capítulo de O Cravo e a Rosa superou audiência do dia alcançada por Porto dos Milagres - Foto: Divulgação/Globo

O Cravo e a Rosa é um sucesso em sua quinta exibição na TV. A novela de Catarina (Adriana Esteves) e Petruchio (Eduardo Moscovis), que já teve duas reprises no Vale a Pena Ver de Novo e uma no canal Viva, ganhou outra reapresentação, desde dezembro de 2021, em edição especial na Globo. Há 21 anos, quando foi ao ar pela primeira vez, o último capítulo deu audiência equiparada à da então novela das 21h, Porto dos Milagres.

No ar em 9 de março de 2001, o final de O Cravo e a Rosa alcançou uma média de 42 pontos na Grande São Paulo, de acordo com dados do Ibope da época. Foi a maior marca do folhetim assinado por Walcyr Carrasco e Mário Teixeira. Naquele mesmo dia, Porto dos Milagres, exibida no horário nobre, alcançou 40 pontos.

Em sua primeira exibição, a trama de época ajudou a reerguer a faixa das 18h, que enfrentava uma crise de audiência. A comédia romântica impulsionou o horário e o colocou de volta em um patamar acima dos 30 pontos, índice que não havia sido alcançado pelas antecessoras Esplendor (2000), Força de um Desejo (1999) e Pecado Capital (1998).

Tamanho foi o sucesso que a atração acabou esticada pela Globo. A ideia, segundo o autor Walcyr Carrasco, era produzir uma novela mais curta, de 90 capítulos. Contudo, a emissora optou por esticada, finalizando com 221. A mudança implicou na entrada de novos personagens em cena, como a vilã Marcela (Drica Moraes), que não existia na sinopse original.

Exibida na mesma época, Porto dos Milagres também fez sucesso. Escrita por Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares, baseada na obra de Jorge Amado, a trama protagonizada pelo pescador Guma (Marcos Palmeira) conseguiu manter os bons índices da antecessora, o arrasa-quarteirão Laços de Família (2000), com uma média geral próxima aos 45 pontos.

 

 

 

 

Reprise de O Cravo e a Rosa na Globo acaba em 30 de setembro

imagem-texto

A edição especial de O Cravo e a Rosa termina na Globo em 30 de setembro. Por uma semana, a novela vai dividir a faixa da tarde com Chocolate com Pimenta (2003), também escrita por Walcyr Carrasco. A trama terá a missão de manter a boa audiência estabelecida na faixa – o folhetim atualmente em cartaz acumula uma média de 13,4 pontos.

A maior surpresa do último capítulo fica por conta do mistério sobre quem roubou as apólices de Catarina. Revela-se, ao final, que foi Mimosa (Suely Franco) quem pegou o dinheiro. A governanta tinha boas intenções: sabia que Marcela pretendia roubá-los e quis esconder os documentos para que ninguém pudesse tomá-las de Catarina.

Contudo, quando quis devolver as apólices, Mimosa percebeu que havia perdido o livro com os registros. Buscapé (Luiz Antonio do Nascimento) então assume que pegou, interessado unicamente em uma foto de seus pais presente entre as fotos. Solucionado o mistério, Catarina finalmente consegue colocar as mãos em seus bens.

Petruchio será o responsável por desvendar o mistério. Ele revela a Catarina que só se aproximou de Marcela para desmascarar a vilã. “Eu fingi o tempo todo, Catarina. Nunca que quis ir embora com Marcela nem ficar tanto tempo longe de ocê, minha onça”, revela o fazendeiro, que tem um final feliz com a esposa no desfecho.

O NaTelinha divulga todos os dias os resumos dos capítulos, detalhes dos personagens, entrevistas exclusivas com o elenco e spoiler da novela O Cravo e a Rosa. Confira!

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado