Nova seção

Netflix planeja expansão com jogos de videogame na plataforma

Plataforma de streaming mira oferecer novas experiências


Sede da Netflix
Sede da Netflix, em Los Gatos: Empresa quer mais - Foto: Divulgação
Por Redação NT

Publicado em 15/07/2021 às 09:55,
atualizado em 15/07/2021 às 10:37

A Netflix está planejando uma grande expansão além de séries, realities e documentários. Ela contratou um ex-executivo da Eletronic Arts e Facebook para liderar um novo projeto: oferecer jogos de videogame na plataforma de streaming em 2022.

Mike Verdu, segundo publicado pelo Bloomberg nesta quinta-feira (15), é quem será o vice-presidente de desenvolvimento de jogos. Ele chegou a trabalhar como vice-presidente do Facebook e foi encarregado de trabalhar com desenvolvedores para trazer jogos e outros conteúdos para a rede social.

De acordo com reportagem publicada, os jogos vão aparecer em um novo gênero de programação, semelhante ao que a Netflix fez com documentários ou especiais stand-up. Inicialmente, a empresa não pretende cobrar a mais pelo conteúdo segundo uma fonte, que pediu para não ser identificada.

Como reflexo disso, as ações da Netflix subiram 2,8%, em um preço de US$ 563,45 antes de abrir o mercado dos Estados Unidos nesta quinta. Essa é uma das maneiras que a plataforma encontrou de continuar crescendo, especialmente em mercado mais concorridos como os Estados Unidos.

A Netflix segue à frente de rivais como Disney+ e HBO Max, mas agregou menos assinantes do que o esperado no último trimestre. Entrar no ramo de jogos seria uma das estratégias mais ousadas da companhia. Verdu chega com estofo: ele trabalhou em jogos populares como The Sims, Plants vs Zombies e Star Wars.

Próximos meses serão de montagem para a Netflix

imagem-texto

A empresa quer formar sua equipe de jogos nos próximos meses. Analistas de mercado afirmam que com isso, a Netflix cria "riscos óbvios" para desenvolvedores e editores de um modo geral. A nova seção que ela pretende incluir é uma maneira de angariar clientes e isso é uma coisa que nenhum concorrente oferece. Ao menos por enquanto.

Outra análise de analistas é que isso poderia possibilitar a Netflix de justificar o aumento nas assinaturas nos próximos anos. Os jogos também vão ter o propósito de ajudar a divulgar os programas que já existem no catálogo.

"Essa é uma extensão natural de estratégia de conteúdo da Netflix, extrair propriedade intelectual de programas populares como Stranger Things, por exemplo. Isso ajudará no engajamento e aumentar o apelo do serviço, bem como o valor da assinatura", adiantou Geetha Ranganathan, analista de mídia consultado pelo Bloomberg.

As evidências que os planos da Netflix incluíram jogos começaram a aparecer em arquivos escondidos no aplicativo da empresa, segundo pesquisa realizada pelo desenvolvedor de iOS Steve Moser. Ela licenciou anteriormente direitos de jogos baseados em seus programas, incluindo Stranger Things.

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado