Exclusivo

Novela vira queridinha de Netflix e HBO Max e Globo ganha concorrência pesada

Plataformas desafiam poderio da emissora carioca na produção de novelas


Cena de Avenida Brasil, da Globo, com Carminha nervosa com os dentes cerrados
Novelas viraram queridinha dos streaming no Brasil - Foto: Reprodução/Globoplay

O poderio da Globo em produção de novelas parece receber um desafio sério e consolidado pela primeira vez desde que a emissora carioca assumiu a liderança de audiência. Tudo porque as plataformas de streaming, como Netflix e HBO Max estão prestes a iniciar um pesado investimento no formato e que poderá destronar o reinado absoluto que o canal da família Marinho tem há várias décadas.

O NaTelinha já havia mostrado em primeira mão, ao entrevistar o diretor de conteúdo na América Latina da Netflix, que a plataforma tinha um plano traçado para iniciar a produzir telenovelas no país. E a colocação da ex-global Mônica Albuquerque como executiva principal da Warner, proprietária da HBO Max é o sinal que o mercado precisava para entender que o serviço também está de portas abertas para o formato.

A Netflix, inclusive, já está com processo adiantado de conversas com alguns nomes fortes do mercado e chegou a analisar pelo menos três sinopses diferentes, já que o objetivo é iniciar ainda em 2021 a produção de sua primeira novela brasileira. Até o momento, no entanto, não há nome fechado para assinar, embora a plataforma já esteja forte no mercado e com elenco de peso, com nomes como Bruno Gagliasso e Bruna Marquezine.

Segundo apurou a reportagem, a intenção da Netflix é de fazer uma super produção em sua entrada no mercado de novelas e não está descartado, inclusive, um remake de alguma trama brasileira de sucesso. Nos bastidores, o NaTelinha ouviu que há uma negociação andando para a aquisição dos direitos de algumas obras e que poderão ser refeitas com o peso da empresa.

HBO Max e as novelas

imagem-texto

Mas quem também já bateu o martelo e decidiu que fará novelas é a HBO Max, tanto que este é o primeiro desafio de Monica Albuquerque à frente do projeto. A ex-executiva da Globo vem conversando com autores que deixaram a emissora e até com quem ainda está com contrato para tentar seduzi-los com uma proposta vantajosa, segundo afirmou uma fonte.

A intenção da Warner é basicamente a mesma da Netflix: produzir uma novela de 50 capítulos e lançar na plataforma de streaming, E para este lançamento, a cúpula da empresa entende que é necessário nomes peso pesados em todos os segmentos: autor, diretor e elenco, por isso não poupará esforços financeiros para atingir o objetivo.

Globo reina absoluta

imagem-texto

Este é o grande desafio para a Globo nos próximos anos, conforme entendem os executivos do canal, mesmo que o Globoplay também esteja em vias de lançar sua primeira novela para a internet, a segunda temporada de Verdades Secretas. A emissora entende que sua expertise no mercado será fundamental para se manter reinando absoluta no segmento.

Tanto que, desde que surrupiou a liderança no Ibope da Tupi e com a falência da concorrência, a Globo não enxergou mais rivais na produção de novelas, ainda que, em algum momento a Manchete tenha tentado fazer frente e em outro a Record, mas ambas não conseguiram manter o patamar de investimentos para gerar uma concorrência real e o SBT sempre buscou um público segmentado que não concorria diretamente com a líder do mercado.

Agora a realidade é outra, Netflix e Warner possuem poderio suficiente para fazer frente com a Globo e os próprios executivos do canal entendem que é necessário cuidado para não perder nomes importantes e estratégicos, já que eles poderão levar o conhecimento de décadas para as empresas concorrentes crescerem e pegar uma fatia do bolo. A concorrência parece pronta para acontecer.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado