mercado do Rio

Ponto Frio e Magalu travam guerra milionária nas TVs do Rio

As duas empresas estão lutando pela preferência dos cariocas


Propagandas do Ponto Frio (à esquerda) e da Magalu (à direita)
Magalu chegou ao Rio e enfrentado uma batalha comercial com o Ponto Frio - Foto: Montagem
Por Redação NT

Publicado em 11/07/2021 às 05:00,
atualizado em 11/07/2021 às 10:24

O Magazine Luiza chegou ao Rio de Janeiro com o objetivo de conquistar o mercado carioca e se consolidar como a principal marca de varejo do país, tanto que vem causando “dor de cabeça” para o Ponto Frio, que há anos domina o varejo no estado. As duas empresas declararam guerra comercial milionária em diversas propagandas na TV. Não por acaso, o Magalu já fez anúncio no intervalo do Jornal Nacional, tendo Anitta como garota propagada, enquanto a loja que tem o pinguim como mascote tem feito provocações com a rival.

O Magazine Luiza nasceu no estado de São Paulo e se tornou uma potência na área do varejo, tanto que se tornou uma das empresas brasileiras mais valorizadas na pandemia. Só que agora o estabelecimento abrirá ao menos 50 lojas físicas no Rio até o final de 2021, gerando três mil empregos diretos.

Mas para que o projeto seja bem sucedido, o Magalu entende que é preciso investir em publicidade. A empresa lançou um clipe com Anitta ao lado da Lu, garota digital da marca. Além de ter escolhido a cantora mais popular do país atualmente, a funkeira também lançou recentemente Girl From Rio, aumentando a identificação dela com a região, o que pode beneficiar a loja de varejo.

“O ‘share’ (participação) que temos lá ( Rio) é menor que a média nacional, podemos avançar muito mais na área com as aberturas porque as lojas têm um papel fundamental na nossa estratégia de multicanalidade, e não vínhamos colhendo esse ganho no Rio”, disse vice-presidente de negócios do Magazine Luiza, Eduardo Benjamin Galanternick, ao jornal Valor Econômico.

Os investimentos em propagandas não estão ficando restritos apenas as redes sociais. Quem tem visto TV, com certeza já assistiu há algum comercial. O Magazine Luiza chegou a divulgar sua marca e chegada em solo carioca no Jornal Nacional, que tem um dos intervalos mais caros do país. Além de inserções na Record Rio e no SBT Rio.

“Numa praça tão importante, entendemos que tínhamos de fazer uma campanha à altura do Estado, que nos ajude a nos conectarmos com o carioca. Começamos trazendo para dentro dessa campanha a Anitta, a garota do Rio, que junta com a garota da internet, a Lu, em um clipe que sai na semana que vem. E haverá outras ações voltadas para o Rio, onde as pessoas estão sempre do lado de fora, na rua. Queremos estar onde os cariocas estão”, explicou Galanternick, ao jornal O Globo.

A campanha foi criada pela Ogilvy e a Sentimental Filme ficou com a assinatura da produção do clipe. O vídeo celebra os pontos turísticos e a personalidade das pessoas que moram no município. A peça veiculada na TV aberta faz questão de enfatizar o compromisso da empresa com a geração de empregos e cuidado com os clientes.

O investimento total não foi revelado, mas o mercado aponta que deve se aproximar na casa dos R$ 100 milhões. Além de abrir lojas, ajudará na digitalização dos espaços públicos com reformas e disponibilização de rede wi-fi. Até o Cristo Redentor ficou com as luzes azuis para anunciar a chegada da empresa.

“Essa entrada não é apenas de lojas físicas do Magalu no Rio, uma vez que já tínhamos o e-commerce. Quando a gente entra com as lojas, a gente leva uma série de melhorias de experiência ao cliente, como redução de prazos de entrega, a opção de retirada e de devolução de produtos em loja”, explicou o diretor.

Ponto Frio x Magazine Luiza

A chegada do Magazine Luiza ao Rio de Janeiro não apenas movimentou a vida dos cariocas, mas também dos concorrentes. O Ponto Frio não tem deixado barato e intensificou a divulgação dos seus produtos na TV aberta e tem dado algumas alfinetas no Magalu.

Recentemente, a Lu apareceu na areia do Rio de Janeiro mexendo no celular e usando bota. O perfil do Ponto Frio no Twitter exibiu a imagem e fez a provocação: “Carioca raiz falando. Cara sorridente com óculos de sol. Jaqueta e bota na praia é sacanagem, né? A boneca 3D sabe nada de Rio”.

O Ponto Frio tem feito propagandas mostrando o quanto ela, de fato, conhece o Rio de Janeiro. A empresa foi fundada em 1946, na capital carioca, pelo imigrante romano Alfredo João Monteverde e hoje faz parte do Grupo Pão de Açúcar.

A guerra entre as duas marcas devem continuar nas próximas semanas, já que a Magalu estará lançando diversas lojas pelo estado ao longo do segundo semestre, enquanto o Ponto Frio seguirá usando a estratégia de "rivalidade" para divulgar seus produtos.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado