Enfoque NT

Com mudança nas manhãs, Globo mexeu com o mercado e transformou tudo em evento

Globo inverte Mais Você e Encontro e tem novo time do É de Casa aos sábados


Os apresentadores da supermanhã da Globo reunidos em evento
Os apresentadores da supermanhã da Globo - Foto: Divulgação/TV Globo

Depois de Fátima Bernardes se despedir do Encontro, chegou a vez do pessoal do É de Casa passar o bastão para a estreia das "Supermanhãs da Globo". Neste sábado (2), Ana Furtado, Patrícia Poeta e Manoel Soares entregam o matinal semanal para Maria Beltrão, Rita Batista e Thiago Oliveira. Talitha Morete segue no elenco. Já na segunda (4), o Encontro começará depois do Bom Dia Brasil sob comando de Poeta e Manoel. O Mais Você, com Ana Maria Braga, virá na sequência e terminará às 11h45, padronizando o início dos telejornais locais. Com essa "dança das cadeiras", a Globo mexeu com o mercado e fez disso um grande evento.

Por mais simples que o movimento possa parecer, a Globo, ao apresentar e detalhar todas essas mudanças ao longo dos últimos dois meses, atestou porque é a líder de audiência há mais de meio século. Apesar da "fluidez na programação" ser uma justificativa pouco convincente sobre as mudanças com relação aos horários trocados entre Mais Você e Encontro, o canal fez questão de engrandecer suas próprias trocas.

A Globo tentou convencer que todo mundo saiu ganhando. Desde quem assumiu o É de Casa até Ana Maria Braga, que apresenta seu matutino há 23 anos. Se conseguiu fazer todo mundo acreditar nisso, eu não sei, mas o fato é que não vemos esse tipo de movimentação nos outros canais.

Mudanças na grade dificilmente são banalizadas na Globo

Com mudança nas manhãs, Globo mexeu com o mercado e transformou tudo em evento

É claro que a maior emissora do país comete equívocos. E graves. O mais recente deles foi não ter dado a chance de Faustão ter se despedido de seu público. Seu dominical acabou sem poder dizer adeus. Quem tanto entregou, não teve sequer a oportunidade de "passar o bastão" como aconteceu com Fátima Bernardes e toda essa companhia bela.

Enquanto isso, o SBT revira a programação do avesso, exibe reprises de novelas infantis em looping há uma década e banaliza, como sempre fez, qualquer mudança substancial em sua grade. As outras não ficam atrás. Dificilmente uma troca, por maior que seja, consegue movimentar tanto quanto a Globo faz.


Thiago Forato é jornalista, assina a coluna Enfoque NT desde 2011, além de matérias e reportagens especiais no NaTelinha. Forato também é autor do blog https://parlandodepalmeiras.com.br. Converse com ele pelo e-mail thiagoforato@natelinha.com.br ou no Twitter, @tforatto

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado