Opinião

Atuação da Semana: Luisa Arraes brilha com personagem mais complexa de No Rancho Fundo

Blandina é uma personagem complexa e muito bem pensada por Luisa Arraes


No Rancho Fundo em cena com Blandina
Blandina brilhou em No Rancho Fundo - Foto: Reprodução/Globo
Por Daniel César

Publicado em 16/06/2024 às 12:32,
atualizado em 16/06/2024 às 12:33

Quando Luisa Arraes apareceu nos primeiros capítulos de No Rancho Fundo, a sensação é de que se tratava de mais uma personagem aleatória em novelas das seis. Embora sua Blandina fosse capaz de atrocidades, o fato de transitar tão longe do núcleo central a colocava fora dos olhares por razões óbvias. Bastou se envolver no universo dos protagonistas e ela mostrou ter pensado em cada detalhe da personagem mais complexa da história.

Blandina deixou a mãe na miséria e roubou a melhor amiga para dar um golpe e ir a procura de Marcelo Gouveia (José Loreto). Só essa atitude já seria suficiente para colocá-la no panteão das grandes vilãs recentes. Ela poderia ser odiada, como Maria de Fátima, de Glória Pires (Vale Tudo, 1988). Também poderia ser massacrada, como aconteceu com Joyce, de Carla Marins (História de Amor, 1995).

Os 5 atores mais sexy de No Rancho Fundo, Família é Tudo e Renascer

Maria do Bairro e Usurpadora voltarão ao SBT em 2025; saiba o que aconteceu

Com uma novela solar, Luisa Arraes optou por um caminho diferente. Ela iluminou as cenas, como se sua personagem não fosse má, mas apenas uma inconsequente. A forma como Blandina engana os Leonel e conseguiu um noivado para ter a vida boa só mostra que, na realidade, a moça é uma vilã das grandes.

A atriz planejou cuidadosamente a composição, para fugir de personagens do mal em novelas semelhantes, como a própria Deodora (Debora Bloch), que está na mesma novela e que esteve em Mar do Sertão (2022) ou Timóteo Cabral, de Bruno Gagliasso (Cordel Encantado, 2011). Arraes pisou os dois pés no bom humor, mesmo em situações de maldades e no exagero.

Blandina é capaz de destruir uma pessoa enquanto conta uma piada para a própria vítima, o que a faz ter sempre um ar de ternura e é impossível fazê-la ser odiada por grande parte do público. Mas com uma personagem tão bem escrita por Mário Teixeira, era preciso ir além para transformar essa história em inesquecível.

Arraes conhecia o texto, provavelmente até antes da estreia e sabia da envergadura da vilã.  Embora faça uma maldade atrás da outra, ela tem seus momentos de sentimentalismo, se arrepende do que fez com a mãe e sente falta da melhor amiga e todos esses sentimentos são reais e não fabricados.

Em meio a este turbilhão de emoções, a personagem tinha tudo para se tornar incoerente. Não com uma artista capaz de pensar em cada olhar, em cada sorriso e em cada choro. Luisa Arraes domina cada movimento de Blandina e se tornou um destaque em No Rancho Fundo. A Globo entregou a ela a personagem mais complexa da novela e ela não decepcionou.

Termometro

Expresse seus sentimentos aos participantes do BBB 24

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado