Silvio Cerceau

As novelas que foram canceladas pela Globo: De custo alto a repetição de tramas

A Globo cancelou diversas novelas das nove, sete e seis


Montagem com Gilberto Braga e a novela Brilhante
Gilberto Braga tem novelas inéditas na Globo - Foto: Montagem/NaTelinha
Por Silvio Cerceau

Publicado em 20/02/2024 às 04:44,
atualizado em 05/03/2024 às 13:49

Apesar dos novos números no Ibope, devido a tantas opções de entretenimento trazidas pela tecnologia, a novela ainda é o produto mais caro e mais assistido da TV brasileira, sendo também muito popular em vários países que hoje produzem o gênero com primor. Além disso, ganhou espaço nos serviços de streaming e continua sendo uma grande aposta da Globo.

Novela movimenta a economia, dita moda, inspira nomes, populariza produtos e bordões, e emplaca sucessos na música nacional e internacional, entre tantas outras coisas.

Vingança, remake e cangaço: As novelas que vão agitar a TV em 2024 e 2025

Carnaval e novelas: A combinação explosiva que invadiu grandes histórias na Globo

No entanto, desde a criação da trama pelo autor até a aprovação pela emissora, a produção e a estreia, existe um grande risco. Muitas coisas podem acontecer, inclusive o projeto não se concretizar. Por uma infinidade de motivos, o autor pode ver sua história ir parar na nuvem para sempre.

Recentemente, foi confirmado o cancelamento de O Grande Golpe, que seria uma novela das nove dos autores Maria Helena Nascimento e Ricardo Linhares. A autora, que fez grande sucesso com Rock Story (2016), já trabalha em um novo projeto para o horário das sete da Globo.

Infelizmente, ao longo dos últimos anos, várias novelas tiveram o mesmo destino. Muitas sinopses de múltiplos autores foram reprovadas ou cortadas sem divulgação do fato.

Outros cancelamentos na Globo

O mestre Gilberto Braga teve duas novelas canceladas: Intolerância, que seria em parte uma releitura de Brilhante (1981), seria escrita com João Ximenes Braga no horário das 23h; e Feira das Vaidades, novela das seis, que teve 80 capítulos escritos mas também foi engavetada. A obra tinha coautoria de Denise Bandeira. 

Em 2017, para o horário nobre, Thelma Guedes e Duca Rachid criaram O Homem Errado, mas a novela, lamentavelmente, foi cancelada.

As novelas que foram canceladas pela Globo: De custo alto a repetição de tramas

Arroz de Palma, novela das seis de Bruno Luperi, foi adiada em 2022, e o autor foi convocado para escrever os remakes de Pantanal (2022) e Renascer, que está no ar atualmente. Jogo da Memória, de Lícia Manzo, passaria no horário das 23h em 2017, foi transformada em uma minissérie e depois engavetada.

A autora também enfrentou o cancelamento da novela O País de Alice em 2023. A trama estava prevista para substituir o remake de Elas Por Elas, que está atualmente no ar. Trem Bom deveria ter sido exibida em 2017, mas foi cortada. A trama, criada por Maurício Gyboski, teria supervisão de texto do veterano Lauro César Muniz.

Malhação também teve trama cancelada na Globo

Malhação: Transformação, de Márcia Prates e Priscila Sztejnman, foi anulada devido à pandemia em 2020. Descobridor dos Sete Mares, de Márcia Prates, estava prevista para estrear em 2011 no horário das sete, mas, devido ao alto custo, a produção foi abortada.

As sinopses de Anos Modernos, de Cláudia Lage, e O Selvagem da Ópera, de Maria Adelaide Amaral, também foram arquivadas.

Em 2018, Aguinaldo Silva teve a produção de Enquanto O Lobo Não Vem negada. A emissora optou por produzir O Sétimo Guardião, argumentando que a novela Segundo Sol, de João Emanuel Carneiro, tinha uma trama semelhante. No final, a novela dele furou a fila. 

Vamos aguardar; quem sabe alguma dessas obras pode voltar à fila e chegar à nossa telinha.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado