Polêmica

Peitou Boninho! Por que mudou o local da apuração do Carnaval do Rio na Globo?

Globo faz a transmissão do evento todos os anos, mas dessa vez o evento saiu da Praça da Apoteose e mudou para a Cidade do Samba


Apuração do Rio, que peitou o Boninho
Apuração do Rio mudou de lugar - Foto: Reprodução/Globoplay
Por Redação NT

Publicado em 14/02/2024 às 16:40,
atualizado em 14/02/2024 às 16:51

A Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba) foi quem decidiu que, neste ano, a apuração do Carnaval do Rio de Janeiro aconteceria na Cidade do Samba. Anteriormente, o evento era realizado na Praça da Apoteose, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, mas o presidente da organização anunciou que não iria se render a Boninho.

O diretor é o responsável pela transmissão da folia na Globo, mas Jorge Perlingeiro enumerou diversos motivos que o fez deixar o antigo local para realizar o evento na área destinada aos barracões das escolas de samba do Grupo Especial, mesmo contra a vontade do "Big Boss".

Na Band, Adriana Araújo alerta que Carnaval não pode ter censura após polêmica com Vai-Vai

Carnaval 2024: Mocidade Alegre confirma favoritismo e vence em SP

De acordo com entrevista do presidente da Liesa para o canal Mais Carnaval, o objetivo da mudança tem a ver com a redução de público, a busca por melhores condições e o fator climático, já que o calor espantava os foliões da Praça da Apoteose, onde a apuração era feita desde a década de 80, quando saiu do Maracanãzinho.

"Há uns dez anos as torcidas iam para a Sapucaí. Tínhamos um universo de 20 mil pessoas. Era calor demais. O Corpo de Bombeiros jogava água em todo mundo. Era uma loucura", lembrou Perlingeiro.

De acordo com o presidente da liga, a cada ano o número de pessoas que compareciam à apuração caía: "Isso foi diminuindo, minguando. Ninguém mais quer ir para a Sapucaí. Aí eu estou fazendo a apuração naquele calor escaldante para 500 pessoas? Eu acho que não procede mais".

Presidente da Liesa citou Boninho

Na mesma entrevista em que explicou as razões pelas quais a apuração do Carnaval do Rio de Janeiro aconteceria na Cidade do Samba em 2024, Jorge Perlingeiro citou Boninho e disse que não iria mais fazer a vontade do diretor da Globo, como costumava agir antes.

"Eu não vou me render ao Boninho esse ano, como me rendi nos últimos dois. Será aqui na Cidade do Samba."

Ao UOL, a assessoria de imprensa da Liesa reforçou o que já havia sido dito pelo presidente: "Mudou pelo fato de na Cidade do Samba ser mais amplo, aberto e a escola campeã poder comemorar com todos".

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado