Enfoque NT

Com Bolsa Família, SBT abdica de brigar por Ibope nas noites de quarta-feira

SBT reapresenta game há quase dois meses


Silvio Santos em ação no Bolsa Família
Silvio Santos na reprise do Bolsa Família; game é reprisado desde maio - Foto: Divulgação/SBT

No ar nas noites de quarta-feira desde o dia 25 de maio, as reapresentações do Bolsa Família pouco fazem na audiência do SBT. Com médias de cerca de 5 pontos na Grande SP, o game-show apresentado por Silvio Santos só não vai pior pelo fato da concorrência também estar vacilando.

Na Record, Amor sem Igual (2019) não caiu do gosto do público e Power Couple Brasil 6, apesar das inúmeras baixarias e tentativa de angariar o telespectador, também registrou índices de 5 pontos nas duas últimas quartas.

A exibição do Troféu Imprensa mostrou claramente o quanto a faixa tem potencial para ser mais competitiva. A premiação, há quase um mês, rendeu 6,5 pontos de média e garantiu o segundo lugar. Índice este que qualquer outro programa apresentado por Silvio - ou não -, poderia render um resultado melhor.

Com uma grade loteada de reprises, não faz o menor sentido insistir em um produto sem nenhum apelo, como é o caso do Bolsa Família. O SBT sinaliza - e não é de hoje -, que abriu mão de um horário historicamente que a emissora sempre se deu bem e serviu como contraprogramação das mais interessantes em outros tempos.

Silvio Santos fazia rodízio às quartas no SBT

Com Bolsa Família, SBT abdica de brigar por Ibope às quartas

Em meados da década retrasada (o tempo passa), o Homem do Baú chegava a promover rodízio dos seus próprios programas nas noites de quarta contra o futebol da Globo. Alguns games que se privilegiavam do horário foram o Sete e Meio, Eu Compro Seu Televisor e Topa ou Não Topa, um dos seus grandes xodós.

Ter um buraco desse tamanho, em pleno horário nobre, sem ao menos tentar trazer algo diferente em uma faixa anteriormente consagrada, chega a ser inconcebível. Sinal de que a emissora vem assistindo de camarote os concorrentes tentando. Nem sempre acertando, é verdade, mas para errar, também é preciso começar.

Enquanto isso, realities vão sendo desperdiçados aos sábados contra a novela das nove e outra penca de talentos que poderiam ser aproveitados em uma faixa importante, mas que é ocupada por reprises. Vai entender?


Thiago Forato é jornalista, assina a coluna Enfoque NT desde 2011, além de matérias e reportagens especiais no NaTelinha. Forato também é autor do blog https://parlandodepalmeiras.com.br. Converse com ele pelo e-mail thiagoforato@natelinha.com.br ou no Twitter, @tforatto

Siga a gente no Instagram

Acompanhe nosso perfil e fique por dentro das quentinhas da TV e famosos

ACESSE!
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado