Coluna Especial

Record 70 anos: 2 programas fenômenos são ignorados pela emissora no seu aniversário

Emissora completa 70 anos nesta quarta-feira (27) e não destaca os infantis Turma do 7 e Grande Gincana Kibon


logotipo da Record 70 anos exibida na TV
Record esquece 2 programas importantes da sua história - Foto: Reprodução/Record

Em pleno aniversário de 70 anos da Record, que foi criada por Paulo Machado de Carvalho e comprada em 1990 pelo bispo Edir Macedo, a diretoria da emissora ignora literalmente os dois principais programas infantis da casa, que foram A Turma dos Sete e Grande Gincana Kibon.

A Turma dos Sete, que começou em 7 de abril de 1960, foi um seriado que, até o fim de 1963, era líder de audiência nas noites de terça e quinta-feira, produzido e dirigido por Armando Rosas, sem assistente ou ajudantes. Ele mesmo mandava mimeografar os textos e distribuía pessoalmente aos garotos.

Walter Zagari diz que Record voltou a ser TV evangélica e perde R$ 1 bilhão por falta de visão 

+ Você sabe quem foi o primeiro apresentador mirim da televisão brasileira? 

Fazia tudo dentro de uma sala onde mal cabia uma mesa e uma cadeira. Um grupo de sete garotos e uma menina fazia ao vivo o seriado que era visto ao mesmo tempo em São Paulo e Rio, sendo o primeiro programa do país a ser feito assim nas duas cidades.

Era uma época em que os atores mirins eram parados nas ruas da cidade para darem autógrafos e inauguraram o Primeiro Salão da Criança com grande sucesso, necessitando de segurança de tantas pessoas que invadiam o stand do programa no Salão.

O sucesso do Grande Gincana Kibon e Turma do 7 na Record

Record 70 anos: 2 programas fenômenos são ignorados pela emissora no seu aniversário

O programa tinha o patrocínio de Alpargatas, que era conta de publicidade da JW Thompson. E também da JW Thompson era a Kibon, que patrocinava a Grande Gincana Kibon aos domingos após o futebol.

A Gincana tinha produção e direção de Durval de Souza. Ele fazia um programa de grande sucesso ao vivo, tudo produzido em uma sala de 2 por 3 metros, sem janela, com uma única mesa na parede e duas cadeiras sem rodinhas. Duas obras de arte na área infantil de TV que tinham um faturamento publicitário de gente grande foram literalmente ignoradas pela diretoria da Record.

Nenhuma crítica ao bispo Edir Macedo, pois sem ele comprando a Record, mais de 3 mil funcionários e atores não teriam emprego nos dias de hoje. Mas infelizmente a diretoria da emissora não tem com a TV a mesma capacidade de trabalho que Edir tem com a Igreja Universal.


James Ackel é jornalista, diretor e produtor de teatro e televisão. Dirigiu e produziu o Especial Hebe na Band em dezembro de 2020. Ele também foi um dos atores mirins que participou do programa A Turma do  7.

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado