Coluna Especial

Walcyr Carrasco é o rei da dramaturgia da Globo

Coluna Especial assinada pelo escritor e roteirista Silvio Cerceau


Walcyr Carrasco usando roupa preta  e um óculos
Walcyr Carrasco vai estrear a novela Terra e Paixão na Globo - Foto: Divulgação
Por Redação NT, com Silvio Cerceau

Publicado em 08/03/2023 às 07:10,
atualizado em 29/03/2023 às 10:03

Quando um artista chega ao auge, todos pensam que foi fácil, que fulano teve sorte, que teve mamata, porém a vida de todo artista é uma longa caminhada. Ele bate em muitas portas que não se abrem, recebe muitos nãos e algumas vezes é até ignorado. Com um roteirista não é diferente, e creio que com o grande novelista do momento, Walcyr Carrasco, também foi assim. Em poucos anos após a estreia ele traçou uma trajetória de sucesso e hoje é o rei da dramaturgia da TV Globo.

No teatro fez sucesso com várias peças. É autor de dezenas de livros. Na TV estreou no SBT em 1989 com a novela Cortina de Vidro, foi para a TV Manchete onde escreveu Xica da Silva (1996), um grande sucesso na época que o consagrou. Em 1998, voltou ao SBT com Fascinação e finalmente foi para a Globo, onde virou um campeão de audiência transitando por todos os horários. Foram grandes sucessos de audiência às 18, 19, 21 e 23 horas, portanto que a última novela de maior audiência do horário nobre foi A Dona do Pedaço.

Walcyr Carrasco sabe a receita de um bom folhetim, ele dá seus toques ousados, sempre saindo na frente trazendo temas nunca abordados, como o nanismo em O Outro Lado do Paraíso e na sua próxima novela Terra e Paixão abordará o albinismo. Com a dose certa de melodrama, mostra em suas tramas as verdades da vida. Sem receio. Sua forma de criar, seu estilo em estruturar a trama, que as vezes soa repetitivo, no entanto, é a sua marca e isso cativa, ganha e encanta o público.

Além de pioneiro em certas abordagems, trouxe o primeiro beijo gay, entre dois homens, em uma telenovela brasileira, Amor à Vida (2013), conduziu os personagens de Felix e Nicolas (Carneirinho) a conquistar o público independente da orientação sexual, grande audácia que deu certo e tornou os personagens populares.

Walcyr Carrasco é um autor que não tem medo de desafios, se precisar, e for convocado para tal, escreve novelas para todos os horários ao mesmo tempo.

Silvio Cerceau

Com a proximidade da sua nova novela, o público e a imprensa já especulam sobre o que será essa história. Ouso a dizer que certamente será um novelão desses que vale a pena sentar-se diante da TV para assistir satisfeito a cada capítulo. Que venha Terra e Paixão!


Silvio Cerceau é escritor, roteirista e tem 13 livros publicados. 
Instagram @silviocerceau 

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado