Coluna do Sandro

Silvio Cerceau sobre batalha pelo reconhecimento de O Sétimo Guardião: "Acredito na Justiça"

Decisão da justiça sobre a coautoria de O Sétimo Guardião sairá nas próximas semanas


O escritor Silvio Cerceau, à esquerda, e Bruno Gagliasso e Marina Ruy Barbosa em O Sétimo Guardião, à direita
Silvio Cerceau busca na justiça o reconhecimento de O Sétimo Guardião - Foto: Montagem NaTelinha
Por Sandro Nascimento

Publicado em 31/08/2021 às 04:00,
atualizado em 31/08/2021 às 12:03

Na última quarta-feira (25), os escritores Silvio Cerceau Aguinaldo Silva  ficaram frente a frente na 6ª Vara Empresarial do TJRJ pela disputa dos direitos da sinopse e o primeiro capítulo da novela O Sétimo Guardião, exibida pela Globo em 2018. Ao NaTelinha, Cerceau se mostrou confiante na decisão da Justiça e não quis entrar em detalhes do que aconteceu durante quase cinco horas de julgamento. Enquanto aguarda o resultado, ele negocia três séries e uma novela no mercado de TV e streaming.

Na Justiça, Silvio Cerceau reivindica coautoria da trama e afirma que O Sétimo Guardião foi criada por ele e mais 25 alunos que fizeram parte de uma MasterClass ministrada pelo autor Aguinaldo Silva em 2015. Pedido que o autor de Império refuta nos tribunais. A polêmica foi revelada em primeira mão pelo NaTelinha em 2017.

“Durou quase cinco horas. Achei muito favorável e creio que a verdade foi bem elucidada. Agora é esperar. Acredito que a justiça será feita. Eu acredito na Justiça. A trama orquestrada pelos envolvidos e pela Rede Globo de tirar meus direitos não prevalecerá”, conta Cerceau ao site.

Ao ser questionado sobre como foi encontro com Aguinaldo Silva nos tribunais, o escritor optou em não comentar. Sobre os desafios na busca pelo reconhecimento da coautoria da sinopse e primeiro capítulo de O Sétimo Guardião, Cerceau também evita detalhes: “Esse é um assunto do passado que será discutido e resolvido apenas judicialmente. Sou confiante que a verdade prevalece sempre”. A decisão da justiça sobre o caso deve ocorrer nas próximas semanas.

Com 155 capítulos, a novela O Sétimo Guardião foi exibida entre 12 de novembro de 2018 e 18 de maio de 2019. De acordo com dados da Kantar Ibope da Grande São Paulo, obtido pelo NaTelinha por terceiros, o folhetim marcou média 28,8 pontos e alcançou o posto de quarta pior audiência na história da faixa das 21h da Globo. A trama foi a última escrita por Aguinaldo Silva na emissora. O autor de sucessos como Tieta, Pedra Sobre Pedra, Indomada e Império deixou a Globo oito meses após a exibição do último capítulo de O Sétimo Guardião.

Silvio Cerceau sobre batalha pelo reconhecimento de O Sétimo Guardião: \"Acredito na Justiça\"

Após O Sétimo Guardião, Silvio Cerceau trabalha com quatro projetos 

Conhecido no mercado literário mineiro, Silvio Cerceau já escreveu 11 livros. Atualmente, trabalha em quatro roteiros: uma novela, intitulada de Escolhi Você, e três séries: Pobreza Pega, Vitrine Humana e outra sobre a rotina de uma boyband. Evitando detalhes, ela apenas diz que Pobreza Pega é um humorístico e que Vitrine Humana terá  dois formatos: um longa-metragem e outra versão como seriado para atender uma demanda do mercado.

Sobre a novela Escolhi Você, Cerceau não confirma que a trama será produzida pela Record. “Existe uma sinopse que foi enviada para análise, mas ainda não há nada de concreto, por esse motivo estou estudando com meus agentes outras possibilidades. A novela aborda um tema inédito que certamente vai comover e emocionar o público”, explica.

E completa: “A sinopse da novela está pronta. A sinopse e as escaletas dos episódios da primeira temporada da série Pobreza Pega também já foram finalizados. Tem a série Vitrine Humana que também esta com a sinopse finalizada. E no momento estou trabalhando no roteiro de uma série de boyband”.

Além de roteiros para o mercado audiovisual, Silvio Cerceau já possui quatro livros inéditos e prontos, são eles: A juíza e a trilogia Doce Castigo. Porém, ainda não existe data para lançamento das obras. “Quero um tempo na literatura. Vou dedicar somente aos roteiros no momento”, diz.

Ao ser questionado sobre quem é Silvio Cerceau, ele é direto: “Eu sou uma pessoa de bem com a vida. Hoje um escritor e roteirista capacitado a levar ao público bons produtos e boas histórias. Meu objetivo é chegar aos streamings, fazer bons trabalhos e ser reconhecido por isso”.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado