Boni: O gênio por trás da revolução que a Globo provocou na TV
Celebrando os 89 anos de Boni, a mente por trás da Globo, que transformou a TV brasileira
Publicado em 30/11/2024 às 08:51
O dia 30 de novembro não é oficialmente o Dia da Televisão, mas poderia ser. Neste sábado, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, conhecido como Boni, completa 89 anos. Ele foi o executivo responsável por criar a TV Globo, uma emissora mundialmente reconhecida pela qualidade de sua programação, que se tornou, durante sua gestão, a Hollywood brasileira. Entre 1967 e 1998, Boni utilizou sua sabedoria, know-how e apurado feeling para transformar a Globo no que ela é hoje.
Por exemplo, enquanto hoje em dia a Globo possui inúmeros departamentos dedicados à produção de uma novela, e nem sempre consegue acertar na escalação do elenco ou na sinopse, Boni decidia o destino de uma produção da dramaturgia em apenas uma reunião. Nem sempre acertava, mas os tropeços de sua gestão são contadas nos dedos. Boni é tudo e todos em um.
+ Boni conta como criou a Sessão da Tarde e por que ela continua na grade da Globo
+ Qual foi a novela de maior audiência da Globo? Livro de Boni dá resposta
É importante entender que o sucesso de Boni contou com o apoio do jornalista Roberto Marinho (1904 - 2003), que lhe deu carta branca para transformar a Globo na referência que se tornou.
Entre outras contribuições, Boni criou o conceito de rede de televisão e fez do Jornal Nacional o 1º telejornal via satélite, criou o Domingão do Faustão para competir com Silvio Santos (1930-2024), idealizou o formato do Fantástico e até compôs a música-tema, fez do Xou da Xuxa um marco, transformou a Sessão da Tarde em um momento de encontro para as donas de casa e suas famílias na Globo e estabeleceu a base da grade do horário nobre da emissora com novela 1, jornal local, novela 2, Jornal Nacional e novela 3.
É impossível enumerar todas as vezes que Boni transformou nossa televisão no veículo que está no ar hoje. Mesmo fora da Globo, sua influência é evidente. Afinal, todos copiaram ou tentaram replicar algo semelhante ao que ele criou, até mesmo na concorrência.
Boni e a personalização da Globo
Assis Chateaubriand fundou a televisão brasileira, mas José Bonifácio de Oliveira Sobrinho foi quem a organizou e profissionalizou.
Explicar o fenômeno Boni é impossível. Gênios não se explicam, se contemplam. Ele é a bíblia da TV, e que ele tenha uma vida longa para continuar, com sua sabedoria, ditando tendências de comportamento e revelando grandes talentos.
Ao celebrar a vida de Boni e toda a história da televisão, erguemos os braços e tocamos as taças no ar. No entanto, o som que sai delas não é o famoso "tim tim", mas sim o "plim plim". A Globo é o Boni, e Boni sempre será a Globo.