Coluna do Sandro

Comercial da Globo deve segurar Faustão para evitar prejuízo milionário

Emissora está incomodada com o anúncio do contrato de Faustão com a Band


Fausto Silva arregala os olhos em foto dentro de um restaurante
Fausto Silva deixa a Globo e assina contrato de cinco anos com a Band - Foto: Divulgação
Por Sandro Nascimento

Publicado em 24/05/2021 às 05:00,
atualizado em 25/05/2021 às 09:27

Os bastidores da área comercial e de entretenimento da Globo estão movimentados desde que foi comunicada a saída de Fausto Silva, 71, da emissora e o novo vínculo profissional do apresentador com a Band para 2022. Incomodada com a situação de manter um artista no ar e fazer uma espécie de “esquenta” para a grade de um concorrente, a direção da Globo avalia tirar Faustão do ar antes de dezembro para descansar sua imagem. Porém, o setor comercial da Globo já sinalizou ser contra a decisão pelo prejuízo milionário que o fim antecipado do Domingão pode provocar aos cofres da emissora.

Conforme o NaTelinha antecipou em primeira mão, internamente, a Globo desaprovou a atitude de Fausto Silva de anunciar seu contrato com a Band antecedendo oito meses para encerrar seu atual compromisso. Em conversa com um executivo da emissora, a reportagem apurou que a avaliação nos bastidores foi de uma atitude “precoce e movida pela emoção”. A emissora tinha a expectativa que ele poderia assinar com outro canal após não renovarem o compromisso, mas foi surpreendida do fato ter corrido já em abril.

“Seis meses antes de assinar com a Globo, avisei a Band, aos dois diretamente, Johnny (Saad) e Ricardo (Saad), da minha saída. Agora a mesma coisa. Cumpro meu contrato até dezembro e vou estrear meu novo programa em janeiro ou fevereiro”, explicou Fausto à coluna do jornalista Flávio Ricco, no dia do anúncio.

Descontente com o acordo do apresentador com o Grupo Bandeirantes, a emissora vem criando estratégias para desassociar a marca Faustão da Globo. Uma delas seria antecipar o fim do programa para 29 de agosto, com o fim do quadro Super Dança dos Famosos e descansar sua imagem, ao invés de dezembro, como inicialmente estava previsto. O NaTelinha apurou que essa tática tem a maior simpatia  da alta cúpula do canal.

Mas o setor comercial entrou no caso e fez um levantamento, a pedido da direção-geral, do impacto que acarretaria abrir mão do principal produto do entretenimento da casa nos quatro principais meses de faturamento do mercado publicitário: setembro, outubro, novembro e dezembro. Além disso, em 2021, existe uma expectativa de vendas superiores ao do ano passado tendo um cenário da maior parte da população vacinada contra a Covid-19.

A saída antecipada do dominical da grade também provocaria um prejuízo milionário para Fausto Silva. A maior parte do seu alto salário vem da porcentagem de ações de empresas em seu programa. Há 32 anos como apresentador do domingo, Silva receberia apenas o valor fixo previsto no contrato ao entrar para  geladeira nos últimos quatro meses do ano.

Num momento que o mercado enfrenta uma escassez de anunciantes ativos, trocar o Domingão do Faustão por filmes seria uma estratégia acertada do ponto de vista artístico, mas não foi referendada pelo comercial. No cabo de guerra entre os dois setores, a decisão final caberá a Jorge Nóbrega, presidente do Grupo Globo. Procurada, sobre antecipar o fim do Domingão do Faustão, a emissora não se posicionou sobre a reportagem.

De acordo com fontes, desde que o NaTelinha publicou que a Globo avaliava antecipar o fim do Domingão, diversas empresas começaram a questionar a emissora sobre a situação do Show dos Famosos (Your Face Sounds Familiar),  previsto para o segundo semestre de 2021. O comercial vem dando garantias que o formato será exibido, mas ainda não definiu se vai ao ar até dezembro, como em anos anteriores.

O maior incômodo da Globo é manter Fausto Silva até dezembro e permanecer com o apresentador no ar, num clima de despedida, como um “esquenta” para a nova atração da Band que pode entrar no ar no domingo seguinte a sua última aparição no canal. O diretor do Domingão do Faustão, Cris Gomes, deixa a emissora no fim de maio e iniciará a pré-produção do novo programa da concorrente.

Para evitar perdas significativas no faturamento aos domingos, a Globo acelerou a pré-produção do novo Caldeirão do Huck que ocupará o lugar de Faustão ainda em janeiro, como deseja o setor comercial. Parte da equipe da atração que trabalha em home office já começou a discussão por formatos. Conforme o NaTelinha adiantou, a Globo pretende disponibilizar para patrocínio o novo projeto de Huck em setembro, mês que a grande parte das empresas fecham seus orçamentos de marketing para 2022. O novo "Caldeirão" deve ir ao ar de 15h às 18h na nova grade de domingo.

Por que Faustão deixou a Globo?

Comercial da Globo deve segurar Faustão para evitar prejuízo milionário

Faustão foi comunicado pela direção da Globo que a emissora não tinha o interesse de manter o Domingão no ar a partir de 2022.  Foi ofertado ao apresentador um novo programa durante a semana, mas Silva não aceitou e optou em sair. A decisão  da Globo ocorreu após uma pesquisa interna  que indicou que a emissora poderia explorar um pouco mais as partidas após seus términos. O Fantástico, por exemplo, conseguiria fazer uma grande cobertura das finais dos Campeonatos, algo que o Domingão impede, porque é uma atração de entretenimento e tem seus quadros próprios. 

Com isso, a dobradinha futebol e jornalismo conseguiria segurar o público mais tempo no canal. Em 2019, o clássico Corinthians x Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro, serviu como um teste e registrou 36 pontos às 19h e a revista eletrônica, na sequência, marcou 25 de média, melhor índice da atração naquele ano. 

 Em  janeiro, a Globo comunicou a saída de Fausto Silva e destacou a parceria e a trajetória do artista na emissora: "Nestes mais de 30 anos de parceria, a TV Globo e o apresentador Fausto Silva sempre conversaram sobre novas oportunidades e inovações. Foi assim também nas últimas semanas, quando teve início o último ano do atual contrato. Mas, diante da decisão do apresentador de encerrar sua jornada à frente de programas semanais, só cabe à TV Globo respeitar e aplaudir a história que ele construiu. Fausto Silva é um dos maiores comunicadores da televisão brasileira e a Globo tem enorme orgulho dos 32 anos de parceria com ele no Domingão do Faustão".

- Receba as notícias mais quentes do momento diretamente no seu celular; acesse nosso canal no Telegram

Faustão na Band 

Sobre a volta de Faustão Silva após 33 anos, a Band enviou o seguinte comunicado à imprensa: “A volta de Fausto Silva à Band em janeiro é um sonho antigo do Grupo que sempre admirou seu caráter ético, seu talento e seu jeito de inovar e fabricar sucesso. Aqui na Band sempre foi muito querido e durante os seus anos de Globo nunca perdeu a amizade de 40 anos com os irmãos Joao e Ricardo Saad. Na Band quando saiu só deixou muitos amigos e grandes lembranças”.

E completou: “Certamente deixa também na Globo com a história marcante e vitoriosa que por lá construiu em 33 anos. Sua volta à Band é motivo de enorme alegria entre todos e reforça a estratégia da Band que completa no ano que vem, seus 55 anos de TV e 85 anos da Rádio Bandeirantes”.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado