TVxTV

Sexo em Verdades Secretas 2 tem uma função: preencher o imenso vazio que é a novela

Segunda temporada estreou nessa quarta-feira (20) no Globoplay


Cena de Angel e Giovanna
Verdades Secretas 2 é a primeira novela do streaming - Reprodução

A estreia de Verdades Secretas 2 deveria ser alvo de estudo de caso e mostrar como uma empresa não deve agir quando o pensamento é exclusivamente voltado para o lucro. Erraram todos: Walcyr Carrasco, Amora Mautner, mas principalmente o Globoplay e a cúpula da plataforma por ter aprovado algo tão abaixo da crítica que não deveria sequer ganhar espaço para abordagem.

É bem verdade que nos últimos anos a telenovela virou algo descartável e a arte foi substituída pelos cliques. Mas a segunda temporada da trama vai além do processo de deteriorização do formato e, ao menos no primeiro episódio, mostra que a novela vai ser um carro desgovernado, assim como a primeira cena que mostra um acidente de trânsito, a sensação ao terminar o capítulo é o mesmo: de ter sido atropelado.

Não é tarefa fácil analisar uma produção recheada de expectativa e que, certamente, irá gerar grande engajamento. Criticar a volta de uma novela que venceu o Emmy Internacional e que foi mania nacional pode parecer apostar no hate para alcançar espaço. Mas a verdade é que o primeiro capítulo de Verdades Secretas 2 não merecia espaço sequer para uma crítica contundente.

Se fosse possível fazer um pedido - que não o cancelamento dessa produção e sua retirada do catálogo do Globoplay - a única hashtag aceitável deveria ser #VoltaBerredo. A coautora do primeiro ano entregou dignidade aos diálogos que o primeiro capítulo da segunda temporada fugiu completamente. Quem assistiu percebeu que parecia outra novela com outros personagens, falando outras palavras. Algo fora de propósito.

A ansiedade de Walcyr Carrasco para explicar o que aconteceu com cada um deles nesse período constrangeu. O autor parecia querer mostrar que a volta não foi aleatória e que havia um motivo, por isso a cada cena havia uma explicação sem a menor necessidade. O novelista procurou amarrar toda a trama em um único objetivo, o mote da nova temporada e que é preso à primeira: Giovanna (Agatha Moreira) persegue Angel (Camila Queiroz) para provar que ela é a assassina do pai.

Cena de sexo de Verdades Secretas 2 parecia o Show dos Famosos versão sacanagem

Sexo em Verdades Secretas 2 tem uma função: preencher o imenso vazio que é a novela

A morte do marido da mocinha, Gui (Gabriel Leone), a forma como ele foi à falência em dois anos, a dependência de Angel por sua maior rival, foi tudo jogado na cara do público em 10 minutos. Enquanto ocupou-se tempo para explicar o que não precisava, a condução narrativa para mostrar a trajetória de sofrimento da protagonista foi esquecida e não havia como comover. A ideia estrutural de mostrar que ela perdeu tudo e iria recomeçar estava lá, mas sem nenhuma empatia.

Os diálogos incompreensíveis em que cada personagem fala algo aleatório também chamou a atenção. Como a novela foi dirigida por Amora Mautner, conhecida por permitir improviso, a sensação que deu é que ela pediu ao elenco que simplesmente falasse o que viesse a cabeça, sem concatenar ideias. Em alguns momentos as cenas sequer faziam sentido dentro do diálogo.

Por falar em Amora, a diretora bebeu muito da fonte do que há de melhor em estética e buscou produções como Killing Eve para valorizar personagens e, principalmente, as protagonistas. A fotografia forte também dava o recado de tratar-se de uma trama quente, ainda mais acompanhada de vários planos sequências com a câmera na mão. Teria dado certo se ela não tivesse esquecido o básico: dirigir o elenco. Enquanto a diretora cuidava de firulas, ninguém estava à vontade no papel e o erro de tom foi nítido, inclusive com Camila e Agatha - a última, de novo confundindo interpretar com fazer caretas.

Como prometido, houve sexo, embora apenas uma sequência. E até nisso Walcyr e Amora deram as mãos e erraram. A sequência não faz sentido e estava ali apenas porque alguém quer explorar o coito durante a produção. Longe de ser conservador ou puritano, mas sexo, assim como qualquer outro tema, precisa fazer sentido na conotação de uma obra de dramaturgia. Ali, foi apenas um espetáculo circense - mal conduzido, inclusive - em que toda a marcação estava nítida. Era quase como o Show dos Famosos versão sacanagem.

A tirar pelo primeiro episódios, Verdades Secretas 2 será uma versão amadora que não deveria estar no Globoplay, mas num site adulto. A qualidade, inclusive, se compara e é até menor que a de muitas obras que lá estão. Uma pena.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado