Fim das telenovelas?

Aposta da Globo, como Verdades Secretas 2 pode mudar a TV?

Verdades Secretas é a primeira novela brasileira feita para a internet


Cena de divulgação de Verdades Secretas 2, com Angel olhando de costas
Verdades Secretas 2 estreou no Globoplay - Foto: Divulgação/Globoplay
Por Daniel César

Publicado em 20/10/2021 às 04:33,
atualizado em 20/10/2021 às 09:26

A chegada de Verdades Secretas 2 no Globoplay não é apenas a primeira novela no streaming do Brasil, mas pode significar uma mudança no formato, se adequando à modernidade. A novela ainda não tem corpo próprio, mas a partir de agora, de olho no futuro, a linguagem, o formato e até mesmo a estética pode ser influenciada pela internet e a trama de Walcyr Carrasco ganha ares de pioneirismo sobre o tema.

Ser disponibilizada no Globoplay é apenas uma das mudanças que Verdades Secretas 2 representa para um futuro em que a tecnologia parece não ter limites. A forma como a novela protagonizada por Camila Queiroz será liberada - 10 capítulos de cada vez - também chama a atenção e poderá ditar o ritmo e a forma como o telespectador irá se relacionar com a linguagem das novelas a partir de agora.

O NaTelinha conversou com especialistas a respeito do assunto. O professor Fernando Morgado, autor do livro Silvio Santos - A Trajetória do Mito e membro da Academy of Television Arts and Sciences, não concorda que 'web-novela' seja diferente de telenovela, como aconteceu com o rádio. "Esta é mais uma ação da Globo no sentido de ampliar o espaço do digital na estratégia de exibição de suas novelas e, assim, fortalecer o Globoplay. Podemos tomar o ano de 2015 como marco inicial dessa história, pois foi quando a plataforma lançou, de forma pioneira, o capítulo zero de Totalmente Demais", lembra.

E ele explica: "A estratégia que executam agora com Verdades Secretas 2 é, portanto, o ápice de um longo caminho que a empresa tem trilhado. Mas é importante frisar que o crescimento do streaming não significa o fim da TV aberta como meio para assistir dramaturgia, pelo contrário. A realidade dos EUA, que tem um mercado mais avançado que o nosso, é prova disso. Trata-se apenas de uma oferta complementar à mídia tradicional, inclusive em termos de temática. A TV não linear, que permite ao usuário consumir conteúdos quando quiser, e a TV linear, com grade de programação, possuem finalidades distintas e, por isso, se combinam. Nenhuma mídia substitui as outras. Elas se adaptam e se acumulam. É assim que funciona na sociedade de consumo em que vivemos", garante.

Web-Novela ou telenovela?

Aposta da Globo, como Verdades Secretas 2 pode mudar a TV?

Ao NaTelinha, Mário Coraini, mestre em dramaturgia, fez questionamentos sobre esse movimento: "A telenovela tem uma semântica própria, que é de permitir ao público assistir junto num mesmo horário. A família se reúne para assistir às novelas brasileiras", lembra. Para ele, o formato já passa por ajustes pela forma de se liberar o conteúdo para o telespectador. "Como a família não assiste mais junta, é óbvio que temas antes proibidos por razões de constrangimento estarão mais livres."

Para  o estudioso, Verdades Secretas 2 ainda é uma telenovela exibida em outro ambiente - a internet. Mas ele acredita que ela abrirá portas para a criação de um novo formato: as 'web-novelas'. "Não sei como vai ser o futuro das novelas, mas a web-novela certamente irá acontecer e certamente vai mudar o jeito de se contar as histórias e não apenas a forma de entrega", explica. Para Mário, a discussão passa obrigatoriamente pela capacidade do público acompanhar os formatos e a 'serielização' das novelas, ou seja, tramas parecidas com séries.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado