O que esperar

Emmy vira porta de salvação para streaming no Brasil

Plataformas apostam em indicações para pedir mais dinheiro


Cena da série Cidade Invisível, que pode ser indicada ao Emmy
Cidade Invisível é aposta da Netflix Brasil para o Emmy - Foto: Reprodução/Netflix
Por Daniel César

Publicado em 12/09/2022 às 07:10,
atualizado em 12/09/2022 às 09:27

O Emmy anuncia nos próximos dias a lista de indicados ao prêmio internacional e a relação virou caso de vida ou morte para o streaming brasileiro. Se a Globo vive a expectativa de ter mais uma vez ao menos uma novela na categoria, a concorrência busca sobrevivência com uma indicação. De Netflix a HBO Max, passando até pela Prime Vídeo, estar entre os indicados em qualquer categoria representa argumento para pedir mais dinheiro para as empresas, sediadas nos EUA.

O NaTelinha conversou com os executivos das principais plataformas brasileiras e todas tentam cavar uma vaga no Emmy Internacional. Apuração da reportagem mostra que a Netflix lidera a lista de submissões brasileiras no streaming - e só está atrás da Globo no geral. Mas ela não é a única. A Prime Vídeo vive a expectativa de conseguir ao menos um de seus produtos ou artistas para solidificar o projeto de médio prazo. Mesmo a HBO, que ainda engatinha no país, acredita ser possível a conquista.

Nos corredores da Netflix, a expectativa é de que pelo menos uma série tem chances reais de conseguir uma indicação. Trata-se de Cidade Invisível, série produzida por Carlos Saldanha, que é muito conhecido no mercado internacional. Porém, a plataforma submeteu outros produtos, como a segunda temporada de Sintonia. A aclamada nova temporada de Bom Dia, Verônica só pode ser submetida no ano que vem.

Ainda na empresa, existe a expectativa de uma indicação em filmes, e eles foram muitos. Se as comédias chamam a atenção, a Netflix Brasil acredita que um longa pode ganhar a vaga e, inclusive surgir como favorito. Trata-se de Sete Prisioneiros que, além de ter chances reais como filme, pode aparecer na categoria ator, com Rodrigo Santoro, mundialmente conhecido.

Já a Prime Vídeo aposta suas fichas em dois produtos: Manhãs de Setembro e Dom. Embora menos badaladas que as da empresa rival, as séries foram bem avaliadas em todos os lugares do mundo. Existe a crença de que Gabriel Leone pode surpreender e ganhar uma vaga como ator. Sentença, grande sucesso brasileiro da plataforma, também só pode ser submetido no ano que vem.

A HBO Max não foge à regra e submeteu seus produtos, mesmo ainda engatinhando no Brasil. A maior aposta é em Os Ausentes, que não chegou a fazer sucesso, mas que foi bem avaliada. O documentário sobre Pacto Brutal, sobre a morte de Daniella Perez, não pode ser indicada neste ano.

Emmy vira cofre das plataformas

imagem-texto

O que todas elas esperam com a indicação é muito mais que prestígio, é dinheiro. A HBO Max enfrenta uma crise sem precedentes e já viu o projeto de telenovelas naufragar no Brasil. Para que o departamento continue vivo e produzindo novas séries por aqui, um prêmio internacional viria bem a calhar.

No caso da Netflix, a crise mundial da empresa também influenciou no Brasil e a torneira foi fechada. Com as novidades batendo à porta, a multinacional pode voltar a enxergar o país como um produtor com potencial artístico e de audiência. Já a Prime Video quer dar uma resposta ao mundo de que enxerga o Brasil como um país estratégico e, assim, aumentar o conteúdo.

Globo é favorita no Emmy

imagem-texto

Ainda assim, a Globo segue sendo a favorita a receber mais indicações ao Emmy Internacional. Além de novelas como Nos Tempos do Imperador e Um Lugar ao Sol, a emissora tem no Globoplay a possibilidade de mostrar seu streaming ao mercado internacional com indicações importantes.

Na própria categoria novelas existe a chance da plataforma da Globo ganhar uma vaga com Verdades Secretas 2. Mas a expectativa do serviço está com as séries Filhas de Eva e a segunda temporada de Aruanas, que foram muito bem avaliadas e vendidas no mercado internacional, além de Sob Pressão. O fenômeno Rensga Hits, obviamente, só em 2023.

NaTelinha no LinkedIn

Siga nossa página no LinkedIn e fique por dentro dos bastidores e do mercado da TV.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado