Grade voadora

Salvação do SBT, Carrossel e Esmeralda ganham facão como prêmio e gera revolta

Novelas multiplicaram audiência do ano, mas não impediu cortes bruscos


Larissa Manoela e Bianca Castanho em foto montagem
SBT saiu do quase traço com novelas; mas histórias foram aceleradas - Foto: Divulgação/SBT
Por Thiago Forato

Publicado em 10/09/2022 às 08:27,
atualizado em 10/09/2022 às 14:29

Silvio Santos retomou os tempos de grade voadora, ligou a serra elétrica e tratou de atropelar mais de uma centena de capítulos da novela Carrossel (2012-2013) na última semana e antecipou também o fim da reapresentação de Esmeralda (2004-2005). Ambas multiplicaram a audiência da faixa, que marcava cerca de 2 pontos na Grande SP. Em pouco tempo, chegou a 5.

A decisão partiu exclusivamente de Silvio Santos, que queria testar o reality Os Pequenos Johnstons e gerou revolta de pessoas ligadas à Programação. O NaTelinha apurou que o Homem do Baú tentou ser demovido da ideia de terminar Carrossel, já que a audiência vinha crescendo, mas não teve jeito. 

A produção infantil, como a edição caminhava, terminaria entre outubro e novembro. Poderia ter até mais de dois meses no ar. Mas Silvio preferiu arriscar porque teria ficado "hipnotizado" com o reality que retrata uma família com nanismo.

Agora, o mesmo vem ocorreu com Esmeralda. Dezenas de capítulos não foram nem condensados, mas sumariamente ignorados. Os telespectadores, nas redes sociais, perceberam o avanço na história ao longo da semana, que perdeu completamente o sentido diante de inúmeros cortes. Na segunda-feira (13), o SBT voltaria com Maria Esperança (2007), mas Silvio Santos definiu que lançaria o enlatado Decisões do Dia na faixa vespertina.

Carrossel e Esmeralda fizeram SBT ressurgir no horário

imagem-texto

Amargando índices que rondavam 1 ponto no horário, a dobradinha de novelas fez com que o SBT ensaiasse até uma disputa com o Balanço Geral, da Record. Em um momento de crescente no Ibope, ambas as histórias passaram a ser aceleradas.

Os Pequenos Johnstons vem tendo médias de 3 pontos na capital paulista, menos do que dava Carrossel. A mesma pessoa ligada à Programação afirmou à reportagem que toda uma construção de público foi "jogada no lixo pelo gosto pessoal" do dono. E as coisas podem piorar.

Caso o reality tenha uma queda vertiginosa, sairá do ar sem qualquer constrangimento. Silvio trouxe de viagem dos Estados Unidos programas como esses e pode usar a faixa do meio-dia para testá-los ao seu bel-prazer, sem critério e a qualquer momento. O aviso foi dado. 

Dentro do SBT, há o entendimento que falta autonomia à Programação. O que não começou hoje. Outro fato que causou mal-estar foi o "descancelamento" do Casos de Família, que só estava no ar até hoje porque Silvio ajudou a tocar pessoalmente a construção do formato em 2004 e tem a atração como case de sucesso na grade.

No entanto, executivos lutavam pelo seu fim há algum tempo, especialmente depois que ele começou a patinar na audiência. Na visão de pessoas ouvidas pelo NaTelinha, o Casos de Família é um programa anacrônico, mas ao menos traz faturamento. 

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado