Safenados e Safadinhos

Há 35 anos, Faustão estreava programa para unir "netinhos e vovôs" na Band

Faustão acumulou dois programas na Band nos anos 1980


Faustão no programa Safenados e Safadinhos em 1988
Faustão em Safenados e Safadinhos; programa era classificado como "infanto-geriátrico" - Foto: Reprodução/TV Bandeirantes

Em sua primeira passagem pela Band, entre 1984 e 1988, Faustão estreou, em 9 de setembro de 1987, o programa Safenados e Safadinhos, que prometia contar com a participação de pessoas com pouco espaço na TV: aquelas com menos de 15 anos e acima dos 50 anos de idade. "Vai ser uma espécie de família onde netinhos e vovôs se confraternizam", prometia em entrevista ao Jornal do Brasil poucos dias antes da estreia.

Faustão também prometia descontração. "Mas nada de baixarias", avisava, levando ao ar, na estreia, os cantores compositores mirins da Escola de Samba do Futuro, da Império Serrano. A atração ainda promovia Campeonato de Crochê, além de cantores e dubladores.

"Criança normalmente é tratada como imbecil e velho só é mostrado na televisão em asilos, doente, ou de baixo astral."

Faustão desabafando sobre faixa etária excluída na TV

O comunicador definia o Safenados e Safadinhos como um programa "infanto-geriátrico". Transmitido às quartas, a atração contava com um pequeno auditório, mas estúdio amplo em uma atmosfera bastante diferente daquela do Perdidos da Noite (1984-1988).

Faustão economizava nos palavrões

Faustão estreou programa para unir \"netinhos e vovôs\" em 1987

Se no Perdidos da Noite o apresentador não tinha freios, em Safenados e Safadinhas, segurava a onda. Faustão chegou a passar 50 minutos sem soltar um palavrão, conforme relatou Cora Rónai em um artigo no Jornal do Brasil em 16 de setembro de 1987.

Apesar da proposta diferente, o programa teve vida curta na Band, mas não por conta da sua baixa repercussão e audiência. Em 1988, foi contratado pela Globo e ficaria ainda mais seis meses cumprindo seu contrato na emissora da família Saad.

O apresentador brincava dizendo que começou numa vendinha, passou para uma mercearia, mudou-se para um supermercado e acabou indo para um shopping inteiro. "Estou sendo contratado como apresentador para integrar num projeto da TV Globo. Um projeto que tem muito a ver comigo", declarou ao jornal O Globo naquela ocasião.

Faustão ficaria até 2021 na Globo, onde quebrou a hegemonia de Silvio Santos aos domingos. Voltou à Band, onde desde 17 de janeiro deste ano comanda seu programa diário no horário nobre.

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado