Tretas

De racismo a homofobia: As polêmicas da Jovem Pan News em 8 meses no ar

Controvérsia mais recente envolveu Nelson Piquet, Lewis Hamilton e Neguinho da Beija-Flor


Adrilles Jorge e Zoe Martinez: comentaristas da Jovem Pan News se meteram em polêmicas
Adrilles Jorge e Zoe Martinez: comentaristas da Jovem Pan News se meteram em polêmicas - Fotos: Reprodução
Por Redação NT

Publicado em 30/06/2022 às 12:41,
atualizado em 30/06/2022 às 12:50

Há oito meses no ar, a Jovem Pan News coleciona polêmicas. A mais recente, nesta semana, ocorreu no Morning Show e envolveu o sambista Neguinho da Beija-Flor. A comentarista Zoe Martinez usou o artista como exemplo para defender Nelson Piquet, que se referiu a Lewis Hamilton como “neguinho” e causou revolta nas redes sociais, com acusação de racismo.

A controvérsia, que teve resposta da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis, foi apenas uma das várias que têm marcado o canal de notícias. No ar desde outubro de 2021, a emissora também já teve episódios apontados como manifestações de nazismo e homofobia, ambos envolvendo o escritor e ex-BBB Adrilles Jorge.

Confira, a seguir, as maiores polêmicas envolvendo a Jovem Pan News:

Nelson Piquet, Lewis Hamilton e Neguinho da Beija-Flor

imagem-texto

Na quarta-feira (29), a escola de samba Beija-Flor de Nilópolis se pronunciou contra a fala da comentarista Zoe Martinez, da Jovem Pan News. Na terça (28), a funcionária da rádio disse que Nelson Piquet não poderia ser considerado racista após ter chamado Lewis Hamilton de "neguinho" pois o sambista Neguinho da Beija-Flor usa a mesma palavra como seu apelido.

Durante uma discussão no Morning Show, programa matinal da rádio, os comentaristas questionavam se Piquet realmente tinha sido racista em sua fala. Enquanto Guga Noblat afirmou que sim, Zoe discordou do colega de trabalho: “Então o Neguinho da Beija-Flor também é racista. Ele é negro de uma forma que, na escuridão, você só vê a gengiva. E ele tem muito orgulho da cor da pele negra”.

“O nome dele é Luiz Antonio e é conhecido como Neguinho da Beija-Flor porque tem orgulho da sua raça, qual o problema? Quando ouvi essa notícia, eu pensei: 'Meu Deus, será que o Piquet foi racista?'. Eu assisti ao vídeo e não vi nada demais. Ele não falou ‘neguinho’ de uma forma para atacar ou diminuir. Claro que não foi uma conversa informal, estava sendo entrevistado", prosseguiu Zoe.

Em resposta ao comentário de Zoe, a escola afirmou: "As frases de Zoe Martinez revoltam e causa repugnância em familiares e admiradores do aniversariante do dia. O sentimento é o mesmo na escola em que ele se construiu a brilhante carreira, reconhecida nacional e internacionalmente". O comunicado também explicou a origem do nome artístico do sambista.

Intimidade com deputado Daniel Silveira, condenado pelo STF

imagem-texto

Em maio, o jornalista William Travassos mostrou amizade com o deputado Daniel Silveira (PTB-RJ), aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL) e que teve a graça do chefe do Executivo quando foi preso. "Tô aqui implicando com o Big Trail. Olha o tamanho do Big Trail que eu arrumei!", se entusiasmou o âncora do Jovem Pan.

"Desse tamanho fazendo 'nháu'. É o Big Trail, Big Trail", brincou Travassos sobre o porte físico de Silveira. Em seu perfil em rede social, a postagem dividiu opiniões. "Acabei de deixar de seguir", lamentou uma usuária chamada Bete da Matta no Instagram. "Não faz falta não", respondeu um apoiador. "Dois maravilhosos", disse uma. "Sensacional", elogiou outro.

No final de abril, Daniel Silveira havia sido preso por decisão de 10 votos a 1 pelo STF (Supremo Tribunal Federal) por estímulo a atos antidemocráticos e ataques a ministros do tribunal e instituições. A pena estipulada foi de oito anos e nove meses de prisão em regime fechado, além de perda do mandato e dos direitos políticos e multa de cerca de R$ 200 mil, mas Bolsonaro fez uma concessão de perdão ao deputado aliado.

Demissão e recontratação de Adrilles Jorge após suposto gesto nazista

imagem-texto

Em março, o ex-BBB e escritor Adrilles Jorge foi recontratado pela Jovem Pan News seis semanas após ser demitido do canal. A decisão foi tomada pelo dono do grupo, Antônio Augusto do Amaral Carvalho Filho, o Tutinha, já que o empresário gostou das recentes participações do ex-BBB na grade de seu canal.

Durante uma edição do programa Opinião, comandado por William Travassos, o comentarista político gerou revolta ao supostamente fazer uma saudação nazista. Ao final de sua participação na atração, ele fez uma variação do "sieg heil", saudação usada por Hitler e seus apoiadores na Alemanha Nazista.

"Voltei para a Jovem Pan e acho que não deixa de ser, não um reconhecimento de um erro, mas um reconhecimento de que o cancelamento que foi feito contra mim foi absolutamente covarde e maluco", disse ele ao NaTelinha. "Não fiz discurso nenhum, eu dei um tchau e imediatamente publiquei um vídeo mostrando que dou tchau cinquenta mil vezes da mesma forma. A minha mágoa é que muita gente associou isso a um gesto nazista depois te feito um programa de meia hora em que falo contra o nazismo", defendeu.

Confusão com game e guerra na Ucrânia

imagem-texto

Já em fevereiro, a Jovem Pan News cometeu uma gafe que viralizou em comunidades gamers. A emissora exibiu um vídeo do jogo Arma 3, da Bohemia Interactive Studio, como se fosse uma invasão da Rússia sendo feita na Ucrânia.

No referido vídeo, uma arma de artilharia dispara contra um avião. Como mostrado pela Jovem Pan, parecia que isso estava ocorrendo no leste europeu, mas tudo não passou da imagem do game. Apesar disso, ficou fácil descobrir que se tratava de um jogo porque havia ali um logo do aplicativo Kwai.

Arma 3 se passa na década de 2030, durante a fictícia Operação Magnitude, ação militar realizada por forças da OTAN na Europa contra "inimigos do leste", que são conhecidos como CSAT e são liderados pelo Irã, numa grande coligação que inclui outros países do Oriente Médio e Ásia.

Comentário homofóbico sobre Tiago Abravanel

imagem-texto

Em janeiro, também no Morning Show, Adrilles Jorge fez comentários homofóbicos sobre Tiago Abravanel ao vivo. Ao lado de Paulo Mathias, Zoe Martinez e Vinícius Moura, o participante do BBB 15 debatia os acontecimentos do BBB22. Quando o assunto chegou ao neto de Silvio Santos, o comentarista disse que ele estava “forçando” e iniciou uma série de declarações polêmicas.

"Vão me chamar de homofóbico, mas dane-se. O Tiago tá muito gay. Ele não era tão gay assim", disparou. "Mas ele é gay, Adrilles", interrompeu Vinícius Moura. Apesar de os colegas tentarem intervir, o apresentador continuou dando sua opinião sobre brother.

"Ele é gay. Ele tá afetadinho e desmunhecado. 'Oi, viado, não sei o quê'. Ele não era assim. É um grande ator, ele era mais discreto. Não sou homofóbico, mas eu acho que ele tá forçando para falar com a base LGBT", completou, dizendo ainda que, na sua opinião, o famoso não precisava ser assim.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado