Ao vivo

Comentarista da Jovem Pan sobre Neguinho da Beija-Flor: "Na escuridão, só vê a gengiva"

Zoe Martinez questionou se o nome do sambista também não seja produto do racismo estrutural


Zoe Martinez no estúdio do Morning Show; Neguinho da Beija-Flor sorrindo
Comentarista da Jovem Pan ataca Neguinho da Beija-Flor - Foto: Reprodução
Por Thomaz Rocha

Publicado em 28/06/2022 às 17:41,
atualizado em 28/06/2022 às 20:01

Durante o Morning Show, programa matutino da Jovem Pan News, desta terça-feira (28), Zoe Martinez, uma das participantes da atração, se referiu a Neguinho da Beija-Flor de forma polêmica. O assunto em questão era a resposta de Lewis Hamilton para Nelson Piquet, depois que o ex-piloto chamou o automobilista inglês de "neguinho". Isso foi racismo ou não?

Guga Noblat afirmou que Piquet teve, sim, uma fala racista ao chamar o rapaz daquela forma não por intenção própria, mas por não perceber que a palavra é uma ofensa ao negro, pelo racismo estrutural já estar enraizado na sociedade brasileira há tempos.

Zoe Martinez rebateu Guga e acabou citando Neguinho da Beija-Flor, ao questionar que o nome do cantor também pode ser produto do racismo estrutural que o comentarista levantou.

"Então o Neguinho da Beija-Flor também é racista. Ele é negro de uma forma que, na escuridão, você só vê a gengiva. E ele tem muito orgulho da cor da pele negra. O nome dele é Luiz Antonio e é conhecido como Neguinho da Beija-Flor porque tem orgulho da sua raça, qual o problema? Quando ouvir essa notícia eu pensei: 'Meu Deus, será que o Piquet foi racista?' Eu assisti ao vídeo e não vi nada demais. Ele não falou neguinho de uma forma pra atacar ou diminuir. Claro que não foi uma conversa informal, estava sendo entrevistado", disse Zoe.

"Quantos neguinhos gostam de ser chamados de neguinhos, de forma carinhosa, qual o problema disso? Quem vê racismo nesse tipo de fala como na forma que o Piquet colocou é que o racismo está nele, porque existem formas e formas… Eles veem racismo em tudo. Eles banalizam um assunto que é muito sério e ainda atacam a imagem de outra pessoa."

Zoe Martinez

Ao falar sobre Neguinho de Beija-Flor, Zoe Martinez também citou Jair Bolsonaro

imagem-texto

Na sequência, Zoe citou Jair Bolsonaro, ao afirmar que o vídeo de Piquet chamando Hamilton de neguinho foi gravado há alguns meses, mas só viralizou agora, há poucos meses das eleições presidenciais, já que o ex-piloto é apoiador do atual presidente do Brasil.

"Não foi coincidência que esse vídeo agora que viralizou. A entrevista foi do ano passado, mas esse ano de eleição, foi agora que viralizou. 'Nelson Piquet apoiador do Bolsonaro', 'Bolsonaro faz jus ao que ele defende mais uma vez'... Aí é um ataque ao Bolsonaro porque tudo é culpa do Bolsonaro", afirmou.

Assista:

Siga a gente no Instagram

Acompanhe nosso perfil e fique por dentro das quentinhas da TV e famosos

ACESSE!
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado