Pronunciamento

Escola de samba detona comentarista acusada de racismo contra Neguinho da Beija-Flor

Beija Flor de Nilópolis se pronunciou contra a fala de Zoe Martinez, comentarista da Jovem Pan, sobre o sambista Neguinho da Beija-Flor


Neguinho da Beija-Flor durante apresentação musical
Neguinho da Beija-Flor durante apresentação musical; escola de samba defendeu músico - Foto:Reprodução/YouTube
Por Daniele Amorim

Publicado em 29/06/2022 às 23:14,
atualizado em 29/06/2022 às 23:14

A escola de samba Beija-Flor de Nilópolis se pronunciou nesta quarta-feira (29) contra a fala da comentarista da Jovem Pan, Zoe Martinez. Na terça (28), a funcionária da rádio disse que Nelson Piquet não poderia ser considerado racista após ter chamado Lewis Hamilton de "neguinho" pois o sambista Neguinho da Beija-Flor usa a mesma palavra como seu apelido. 

Durante uma discussão no Morning Show, programa matinal da rádio, os comentaristas questionavam se Piquet realmente tinha sido racista na fala. Enquanto Guga Noblat afirmou que sim, Zoe discordou do colega de trabalho: "Então o Neguinho da Beija-Flor também é racista. Ele é negro de uma forma que, na escuridão, você só vê a gengiva. E ele tem muito orgulho da cor da pele negra. O nome dele é Luiz Antonio e é conhecido como Neguinho da Beija-Flor porque tem orgulho  da sua raça, qual o problema? Quando ouvir essa notícia eu pensei: 'Meu Deus, será que o Piquet foi racista?' Eu assisti ao vídeo e não vi nada demais. Ele não falou neguinho de uma forma pra atacar ou diminuir. Claro que não foi uma conversa informal, estava sendo entrevistado". 

Em resposta ao comentário de Zoe, a escola afirmou:  "As frases de Zoe Martinez revoltam e causa repugnância em familiares e admiradores do aniversariante do dia. O sentimento é o mesmo na escola em que ele se construiu a brilhante carreira, reconhecida nacional e internacionalmente", acrescentou. 

Para sugerir que ele tenha sido condescendente ao assumir uma identidade que ressignifica um modo preconceituoso de falar. Para embasar essa falsa percepção a partir da aparência do cantor.

imagem-texto

Escola de samba explica nome de Neguinho da Beija-Flor

Durante o pronunciamento, a escola também explicou a origem do apelido do sambista. Antes mesmo de ter entrado na agremiação, o cantor era chamado de Neguinho da Vala.  "Era nos buracos da favela [que ele estava], com esgoto corrente que ele, ainda criança, caçavas, muçuns e cascudos - daí o reconhecimento entre aqueles com quem convivia", pontuou. 

Por fim, a nota finaliza: "O nome de Neguinho da Beija- Flor tem motivos de sobra para ser lembrado. Mas nunca em defesa de comportamentos racistas, inaceitáveis e indefensáveis. Ainda mais em grandes veículos de comunicação, a partir de comunicadores que, em tese, deveriam agir com responsabilidade e respeito. Os internautas em questão e Zoe Martinez precisam rever sua atitudes e, no mínimo, se desculparem". 

Confira o comunicado na íntegra:

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado