Datena sai de férias na Band seguindo protocolo das eleições
O apresentador será substituído por seu filho Joel durante o afastamento
Publicado em 28/06/2022 às 13:54
A partir da próxima sexta-feira (1º), José Luiz Datena sairá de férias da Band e será substituído por seu filho, Joel, no comando do Brasil Urgente. O afastamento do veterano veio em um momento que bate com o protocolo a ser seguido pelos apresentadores que desejam se candidatar a algum cargo político nas eleições de outubro.
No início de junho, poucas horas após afirmar sobre sua desistência para a vaga de senador por São Paulo, Datena voltou atrás e resolveu disputar o pleito neste ano. Na ocasião, o comunicador chegou a reafirmar seu compromisso para toda a população de seu estado natal. Para concorrer ao Senado, Datena só poderia mesmo estar no ar até quinta-feira (30), pois os candidatos que não deixassem suas atrações na TV ou no rádio até o fim desse mês ficariam inelegíveis.
Quando confirmou sua candidatura, o apresentador disse que muitos políticos andam falando mal dele depois que ele ganhou o apoio de Jair Bolsonaro. "Tem vários políticos que estão ao lado do Presidente Jair Bolsonaro e estão falando mal de mim, que quero ajudar. Eu estou aqui na televisão faz 16 anos combatendo o crime organizado. Vocês acham que eu tenho medo de vocês? Não tenho!", disse ele, que também deu uma banana para os críticos.
As férias do apresentador foram adiantadas por Flávio Ricco, do R7, e confirmadas pelo NaTelinha junto à Band. "O apresentador José Luiz Datena sai de férias a partir desta sexta-feira. Em seu lugar, Joel Datena apresentará o Brasil Urgente nesse período", diz o comunicado enviado à imprensa.
Pré-candidato com apoio de Bolsonaro, Datena faz propaganda para o Governo na Band
Reprodução/Band
Durante o Brasil Urgente, programa comandado diariamente por José Luiz Datena, o jornalista apareceu fazendo propaganda do Auxílio Brasil, um programa do Governo Federal. O merchandising foi a principal inserção comercial feita pelo apresentador na última terça-feira (21), com cerca de 1'25 minutos de campanha.
O trabalho publicitário do âncora divulgando um serviço do governo vem poucas semanas depois que Datena confirmou sua candidatura ao senado nas eleições de outubro, além de ser apoiado por Jair Bolsonaro para o pleito.
O serviço apresentado pelo jornalista no vídeo, faz parte do Ministério da Cidadania, com respaldo do Ministério da Economia do Governo Bolsonaro, setor que Datena sempre detonou ao vivo em seu programa, criticando ações do órgão e também esculachando Paulo Guedes, o ministro responsável pela casa.
Em um dos trechos, Datena afirma: "Você certamente já ouviu falar do Auxílio Brasil, maior programa de transferência de renda do país. Também já deve saber que ele garante um benefício de no mínimo R$ 400 pra ajudar a pôr a comida na mesa de quem mais precisa. O auxílio Brasil é permanente. É um programa que o governo criou pra ficar", elogiou.
"E se você beneficiário arrumar um emprego, com nossa economia cada vez mais aquecida, mesmo assim vai continuar a receber o Auxílio Brasil por até dois anos com ele na mão. Milhões de brasileiros passaram a ter mais esperança no futuro... O Auxílio Brasil é o Governo Federal cuidando que o dinheiro público vá para o lugar certo."
O Auxílio Brasil foi o programa que substituiu o programa Bolsa Família. Nos últimos dois anos, o número de brasileiros sem ter o que comer quase dobrou, segundo pesquisa da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.