Desânimo no SBT

SBT Notícias completa um mês com baixo Ibope e "puxadinho" do jornalismo

Com média de apenas 2,5 pontos no Ibope, SBT Notícias ainda não deslanchou


Darlisson Dutra no comando do SBT Notícias
Darlisson Dutra comanda o SBT Notícias diariamente: jornal amarga baixa audiência - Foto: Reprodução/SBT

O SBT Notícias, que tem o comando de Darlisson Dutra, completa um mês de exibição nesta quinta-feira (10) com baixa audiência e tendo que fazer a equipe do jornal rebolar com pouca gente para colocá-lo no ar. Até agora, são apenas 2,5 pontos no Ibope acumulados na Grande São Paulo, distante da modesta meta de 4 pontos estipulados pela equipe. Seu recorde foi de 3,5 pontos em 31 de janeiro, enquanto sua pior marca ocorreu em 25 do mesmo mês, quando anotou 1,8.

O jornalístico estreou em 10 de janeiro com 3 pontos de média e logo na primeira semana, Silvio Santos telefonou dos Estados Unidos e convocou Dudu Camargo e Marcão do Povo para tentar salvar o programa. Darlisson Dutra voltou ao Primeiro Impacto, que se sentiu desprestigiado em um primeiro momento. Na semana seguinte, retornou ao posto de âncora. O NaTelinha apurou ainda que as contratações prometidos no final de dezembro não aconteceram.

A equipe do SBT Notícias é formada, em suma, por profissionais que foram remanejados do SBT Brasil e Primeiro Impacto, além de freelancers, sem vínculo empregatício. Há mais de um mês, portanto, esses dois produtos são obrigados a manter a qualidade, mas com menos pessoas para realizá-los.

O repórter Igor Duarte, que estava na Globo de Roraima, por exemplo, preteriu uma oferta da Record para aceitar uma do SBT. Visto como um grande potencial do jornalismo por colegas, se deparou com falta de espaço para aparecer no vídeo e vem atuando como editor de textos.

Desânimo no Jornalismo do SBT é geral

Ainda que em alguns profissionais não falem abertamente, o descontentamento contaminou a todos no Jornalismo, apurou a reportagem. A equipe do SBT Notícias vem tentando se virar como pode e há ainda o temor que Silvio Santos acabe com tudo em uma ligação, já que o que interessa são os números de audiência.

Como motivo da baixa audiência, a justificativa nos corredores do novo jornal é que ele concorre com produtos consolidados há anos e recebe diretamente de um público bastante diferente, o Bom Dia & Cia, que também vem capengando no Ibope depois de ser turbinado por novos desenhos. O Vem pra Cá (2021-22), produto que teve investimentos em meados do ano passado, era visto como ideal para antecedê-lo.

Há a esperança que o Vem pra Cá volte, mas as chances são remotas. Com Patrícia Abravanel no comando do Programa Silvio Santos e Roda a Roda, ficaria difícil conciliar. O nome de Nadja Haddad foi ventilado para substituir a filha número quatro do dono do SBT, mas a reportagem apurou que não houve interesse do Homem do Baú bancar uma atração que não tivesse mais uma de suas herdeiras à frente dele.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado