Exclusivo

Destaque em Impuros, Raphael Logam foge de estereótipos vivendo médico em novo filme

Ator fala sobre quarta temporada da série, comemora papel no longa Mato ou Morro e reflete sobre personagens destinados a pessoas pretas


Raphael Logam interpreta o médico Marcos no filme Mato ou Morro, que está sendo filmado em Gramado
Raphael Logam busca questionar personagens destinados a pessoas pretas no cinema e na TV; ele protagoniza o filme Mato ou Morro, que une comédia e suspense - Foto: Gustavo Gemelo/A2 Filmes

Na pele de um jovem honesto que se envolve com o tráfico de drogas em uma favela do Rio de Janeiro, Raphael Logam conquistou duas indicações ao Emmy Internacional na categoria melhor ator, em 2019 e 2020. O reconhecimento pelo trabalho na série Impuros, do Star+, permitiu que o artista carioca seguisse em um caminho oposto ao de trabalhos que reforçam estereótipos, como ele avalia em entrevista exclusiva ao NaTelinha.

“As indicações ao Emmy me abriram portas. Agora, não preciso negar tanto [convites para] os personagens estereotipados. Ganhei força para continuar com o que venho fazendo há 23 anos: me colocar em um lugar em que consigo falar, me posicionar sobre personagens destinados a pessoas pretas”, afirma Raphael Logam.

O ator vive o médico Marcos em Mato ou Morro, novo filme do cineasta Caco Souza, com roteiro de Enrico Peccin, filmado atualmente em Gramado (RS). “Está sendo maravilhoso. Agradeço a todos os Orixás. Agradeço por poder ter voz e conseguir mostrar que conseguimos fazer tudo, e não precisamos ficar só em um lugar em que as pessoas ainda insistem em nos colocar.”

“Fui chamado para fazer um médico, e em nenhum momento isso é questionado [no roteiro]. Não falamos como ele conseguiu chegar a esse posto, de onde ele veio... Simplesmente fui chamado para fazer um médico e ponto. Isso já significa muita coisa.”

Em Mato ou Morro, da produtora A2 Filmes, Marcos está construindo a pousada de seus sonhos no interior do Rio Grande do Sul. O protagonista contrata um casal de argentinos para tomar conta do local. O que ele não sabe é que os novos amigos roubaram uma mala de dólares e estão no Brasil para se esconder. A história caminha como uma comédia de erros, com assassinatos e planos que dão errado.

Bem distante do universo retratado em Impuros, o longa une ação, comédia e suspense, no estilo dos Irmãos Coen. “Sou viciado em fazer humor”, confessa Raphael Logam, que recentemente esteve na série Homens, do canal Comedy Central, criada por Fábio Porchat. “A gente se divertia muito. Quem me conhece sabe o quanto eu amo fazer humor.”

Raphael Logam divide bastidores de novo filme com a namorada, a atriz Karla Bonfá

Destaque em Impuros, Raphael Logam foge de estereótipos vivendo médico em novo filme

A atriz e diretora Karla Bonfá, namorada do ator, também está no elenco. “Infelizmente não atuamos juntos. Ela é minha parceira de vida. É minha coach, e eu sou o coach dela. Não sei se eu conseguiria construir o personagem sozinho, sem a ajuda e o talento dela. Em casa, ficamos lendo e batendo o texto o tempo inteiro.”

“Tenho certeza que, se consegui construir um personagem bom, forte, foi porque a Karla estava ali comigo. Eu me reconheço muito nela nesse ‘setor artista’. Nós nos entregamos da mesma forma. Admiro muito pessoas que, em qualquer profissão, se entregam àquilo que gostam de fazer. Ela é essa pessoa, assim como eu sou também.”

Raphael ainda deseja contracenar com a parceira, o que pode acontecer em um projeto futuro com o diretor Caco Souza. “Ele é nosso padrinho de set, conhece muito a gente. Tenho certeza que já, já ele vai nos abençoar com alguma produção e um texto bacana para atuarmos juntos”, torce.

O casal não divide as cenas, mas curte junto os bastidores das filmagens em Gramado, onde vive parte da família de Karla que Raphael só conhece agora – um contato anterior foi impedido pela pandemia da Covid-19. “Se tem uma coisa que a gente ama é viajar trabalhando. Viajar e trabalhar… Nossa, coisa linda! (risos).”

Ator promete quarta temporada de Impuros “ainda mais forte” que as anteriores

Destaque em Impuros, Raphael Logam foge de estereótipos vivendo médico em novo filme

Disponível no Star+, Impuros é ambientada nos anos 1990, em um território conflagrado por problemas sociais e onde as oportunidades oferecidas pelo crime são tentadoras. Para os fãs da produção, ainda paira um mistério sobre a quarta temporada. As incertezas também se estendem ao ator, que pouco sabe sobre o destino de seu personagem, Evandro do Dendê.

“Não posso falar muita coisa ainda, porque nem recebemos o roteiro. O que posso adiantar é que as gravações da quarta temporada começam nas próximas semanas. Posso garantir que vai ter a mesma pegada de todas as temporadas anteriores, e será até mais forte do que antes.”

Siga a gente no Instagram

Acompanhe nosso perfil e fique por dentro das quentinhas da TV e famosos

ACESSE!
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado