Irritação

Sob Pressão - Plantão Covid faz aumentar revolta de enfermeiros com a série

Série sofre críticas da categoria de enfermagem


Marjorie Estiano e Júlio Andrade
Marjorie Estiano e Júlio Andrade são os protagonistas de Sob Pressão - Foto: Reprodução/Globo

O especial Sob Pressão – Plantão Covid terá seu segundo e último episódio exibido nesta terça-feira (13) cercado de muitos elogios, mas também com críticas, principalmente de profissionais de enfermagem. O Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo (Coren-SP) se posicionou na semana passada contra a abordagem feita pelos autores da série e se sentiram “desprestigiado” pela trama. Não é a primeira vez que a produção sofre com avaliações negativas de pessoas que trabalham na área da saúde.

“Como é de conhecimento público, com a pandemia da Covid-19, a atuação da enfermagem ganhou destaque nos meios de comunicação e, recentemente, em obras de ficção. Com a proximidade das eleições municipais, veículos de comunicação também vêm destacando a presença de profissionais de saúde, especialmente de enfermagem, concorrendo aos postos de prefeitos e vereadores. Em todo caso, ainda que as representações e as análises tenham a intenção de destacar a presença dos profissionais de enfermagem, só nesta semana, em duas situações a categoria acabou sendo menosprezada e preterida”, disparou o Coren em comunicado publicado em seu site.

“Já o episódio de estreia da quarta temporada da série Sob Pressão, da Rede Globo, retratou o cotidiano dos profissionais de saúde no combate à Covid-19 com uma visão medicalocêntrica, centrando toda a atuação da equipe – que na vida real é multidisciplinar – nos personagens médicos. Como se sabe, é a equipe de enfermagem que passa 24 horas por dia ao lado dos pacientes, sujeita a uma alta carga viral que infelizmente tem milhares de contaminados como consequência, e que representa a maior força de trabalho da saúde brasileira – mas não é essa a perspectiva ilustrada pela série, desde sua primeira temporada”, acrescentou.

Não é a primeira vez que o Coren-SP faz severas críticas ao tratamento que Sob Pressão dá aos médicos em detrimento dos enfermeiros. Em 2017, quando a série foi lançada pela Globo, o Conselho apontou diversos equívocos da produção no retrato do dia-a-dia de um hospital.

“Ao centralizar todo o protagonismo da assistência na figura dos médicos, a emissora transmite uma imagem equivocada sobre a dinâmica das equipes de atendimento, menosprezando profissionais elementares no cuidado prestado à população”, explicou a carta feita pela entidade.

Sob Pressão e as reclamações na web

Sob Pressão - Plantão Covid faz aumentar revolta de enfermeiros com a série

As reclamações não ficam restritas apenas aos órgãos que representam os enfermeiros. Pelas redes sociais, há muitas pessoas que também demonstram irritação com a maneira que a série retrata a rotina dos médicos e a falta de espaço aos profissionais de enfermagem.

“Episódio de Sob Pressão mostrando médico dando banho em paciente é no mínimo uma falta de respeito com a importância da equipe de enfermagem dentro dos hospitais. E não é mimimi”, disse um internauta. “Meu pai falando sobre Sob Pressão da Globo: Em 15 anos como enfermeiro/técnico de enfermagem, e trabalhando na ala do  Covid-19, nunca vi um médico dando banho no leito em algum paciente como eles mostram”, comentou outro usuário.

Há muitas diferenças entre médicos e enfermeiros, mas Andréa Mohallem, coordenadora do curso de graduação em enfermagem da Faculdade Israelita Albert Einstein, explicou ao portal de notícias da Globo qual é a principal definição para diferenciar as duas profissões: “O médico cuida do diagnóstico, o enfermeiro dá assistência ao paciente”.

E qual o erro de Sob Pressão?

Segundo profissionais de enfermagem, a série Sob Pressão transmite a sensação de que os médicos fazem tudo. De fato, há muitas cenas dos doutores fazendo curativos, dando banhos em pacientes, entre outras coisas que são de competência dos enfermeiros.

A categoria também se sente desprestigiada por colocar médicos em dificuldades que são dos enfermeiros no dia-a-dia. A intenção de mostrar doutores com dificuldades financeiras foge um pouco da realidade, já que a média de salário de um médico plantonista do SUS (Sistema Único de Saúde) no Rio de Janeiro – cidade em que se passa a série – é de R$ 2 mil por 24 horas trabalhadas. Eles ainda podem atender em clínicas particulares.

O profissional de enfermagem do Rio de Janeiro ganha muito menos, tendo uma média de R$ 2.262,00 por mês. Um enfermeiro também pode complementar sua renda trabalhando em outros locais, entretanto, as dificuldades para manter dois empregos são maiores do que de médicos.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado