Exclusivo

Acusada de tentar fraudar urnas eletrônicas, Carla Zambelli pode ser cassada

Deputada federal está na berlinda


Carla Zambelli em foto
Carla Zambelli pode ser cassada - Foto: Reprodução/Internet
Por Daniel César

Publicado em 11/07/2023 às 20:05,
atualizado em 11/07/2023 às 20:19

Carla Zambelli vive um inferno astral em Brasília. A deputada federal do PL pode ser cassada após ser acusada de tentar fraudar as urnas eletrônicas durante as eleições 2022. A acusação foi feita pelo hacker Walter Delgatti Netto em depoimento oficial à Polícia Federal e foi confirmada pelo presidente do partido da parlamentar, Valdemar da Costa Neto.

A acusação de Delgatti caiu feito uma bomba nos corredores de Brasília após a publicação da jornalista Andreia Sadi. O NaTelinha confirmou com fontes da PF o teor do depoimento de Delgatti, que ganhou fama após invadir os celulares dos membros da Lava Jato e vazar uma série de conversas entre o então juiz Sérgio Moro e membros da promotoria, como Deltan Dallagnol.

Para a classe política, a situação de Zambelli já era difícil porque ela própria postou fotos ao lado do hacker e chegou a publicar em suas redes sociais que estava empolgada com reuniões com Delgatti. Um deputado ouvido pela reportagem indicou que, caso fosse confirmada a postura da parlamentar, ela acabaria representada junto ao Conselho de Ética por levante contra o Estado Democrático de Direito e poderia perder o mandato.

Mas nada é tão ruim que não possa piorar. Se parte do Congresso Nacional já havia iniciado um processo de fritura contra Carla, a situação virou dramática após Valdemar da Costa Neto reconhecer que houve a reunião entre a cúpula do PL e o hacker. A fala do cacique partidário aconteceu durante entrevista para o Estúdio I da GloboNews.

Aliado de Bolsonaro confirma reunião com hacker para invadir urnas eletrônicas

Danilo Gentili revela que foi pressionado para se retratar com Bolsonaro, mas se negou

Para deputados ouvidos pelo NaTelinha, a confissão de Valdemar coloca Zambelli em maus lençóis. Embora o político tenha dito que foi o hacker quem teria oferecido os serviços de invadir a urna, agora há elementos comprobatórios de que a parlamentar esteve numa reunião para tratar do tema. Para a classe política, ainda que Delgatti tenha sugerido mudar o resultado das eleições, como a deputada não denunciou ela teria, no mínimo, prevaricado.

Para piorar ainda mais a dramática trajetória política da deputada, na Câmara ela não é bem vista pela maioria dos colegas. Dentro do próprio PL há quem a considere performática demais e que só atrapalha o debate. Parlamentares ouvidos pela reportagem garantem que, se for denunciada, Carla Zambelli será cassada sem conseguir barrar a votação no plenário.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado