E agora?

Presidente do Banco Central ganha apelido "carinhoso" em Brasília

Campos Neto não tem agradado praticamente ninguém


Campos Neto, presidente do Banco Central, em foto
Campos Neto ganhou apelido nada carinhoso em Brasília - Foto: Reprodução

Roberto Campos Neto parece não estar agradando ninguém em seu desempenho como presidente do Banco Central. O indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ganhou um apelido nada carinhoso da classe política nos corredores de Brasília: Bolsominion.

Segundo apurou o NaTelinha, o apelido já vinha sendo utilizado há algum tempo, mas ganhou força nesta semana após reunião do Copom que decidiu manter a taxa de juros. Praticamente não há mais nenhum político de centro, de esquerda ou de direita que defenda a ideia.

Até economistas renomados já defenderam publicamente que não faz sentido manter essa taxa atualmente, como foi o caso de Miriam Leitão. Por causa da postura de Campos Neto, ele passou a ser visto cada vez menos como técnico e independente e uma espécie de soldado de Bolsonaro, daí o apelido.

O presidente do Banco Central, aliás, já foi criticado diversas vezes por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que critica a taxa de juros desde o início do mandato. Campos Neto tinha até meados de maio do que se chama de Faria Lima, ou seja, especialistas em economia, mas passou a perder força.

+Monique Evans faz harmonização após admitir tristeza com envelhecimento

+Funk Rave: Cena de sexo oral foi cortada de clipe de Anitta? Cantora explica

Em junho, quando o Banco Central anunciou que manteria a taxa de juros, apesar de todo o crescimento econômico do país, Campos Neto recebeu críticas de todos os lados. Políticos que nunca defenderam bandeira ideológicas, como Rodrigo Pacheco (PSD) abraçou o apelido em conversa com aliados.

Campos Neto já sabe que deverá ser massacrado por Lula e pelo PT quando deixar o cargo. Provavelmente as taxas começarão a cair porque os primeiros indicados pelo presidente começarão a votar nas reuniões. Mesmo assim, ele continua convicto de suas escolhas, segundo pessoas próximas, e não se incomoda em ser taxado de bolsominion.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado